A prosa é um modelo textual escrito em parágrafos, que narra os acontecimentos de um enredo e carrega grande caráter descritivo. No século XIX, a classe social vigente era a burguesia. ... Voltado para a descrição e costumes do cenário brasileiro, os a prosa do romantismo se subdivide em: histórica, regional e urbana.
A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época exaltando as peculiaridades da cultura nacional.
A prosa romântica inicia-se com a publicação do primeiro romance brasileiro "O Filho do Pescador", de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa em 1843. O primeiro romance brasileiro em folhetim foi "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844.
É importante lembrar que diferente da poesia romântica que se divide em gerações, a prosa se divide em núcleos temáticos. São eles: romance indianista, romance urbano, histórico e regionalista.
São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.
Considera-se que a publicação do romance “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo, em 1844, marca o início da prosa romântica brasileira. O livro é considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro, pois traçou um perfil dos hábitos da juventude burguesa carioca.
3. E devido a essa visão ampla do cenário brasileiro, sua obra iniciaria um período de transição entre Romantismo e Realismo. ... Suas narrativas apresentam um desenvolvimento dos conflitos femininos da mulher burguesa do século XIX, já que seus romances a tinha como público alvo.
O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país.
O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. Dessa maneira, o romance brasileiro encontrou no índio a expressão da nacionalidade autêntica, de amor exacerbado à terra e defesa do território. ... Em sua singularidade, o índio foi usado como símbolo de bravura e honra.
Elementos da prosa de ficção: tema, narrador (foco narrativo), personagem, tempo, espaço e ação (fábula e trama).
Pode-se afirmar que a prosa de ficção: A) divide-se em três grandes grupos: romance, novela de época e crônica narrativa. ... desenvolveu-se junto à ascensão da burguesia, mais especificamente nos romances. C) pode ser entendida como oposta à imaginação, à invenção.
São textos que narram alguma coisa, ou seja, possuem personagens, ambientação das ações etc. Esse tipo de prosa abarca duas categorias — a histórica, que pretende narrar fatos e eventos com base em relatos historiográficos, e a ficcional, que cria personagens e um universo próprio.
substantivo feminino Qualquer expressão linguística escrita ou falada que não se apresente com a estrutura de uma poesia: o romance, as peças de teatro, os contos e ensaios são exemplos de prosa. Conversa sem formalidades: preciso de dois dedos de prosa. Modo natural de falar ou de escrever segundo a vida cotidiana.
reluzente é o que reluz, brilha e prosa é conversa em oposição a verso.
A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.
Diferença entre prosa e verso Prosa é um texto dividido em parágrafos. ... Além de não precisar de ser escrito até o fim da linha, o verso tem outras características que o distinguem de um texto em prosa, como o ritmo, a rima, a métrica e a linguagem predominantemente figurada.
Na linguagem literária, o verso representa cada linha da poesia, que juntas, formam a estrofe. A poesia é um tipo de texto lírico que utiliza recursos, por exemplo, a musicalidade, o ritmo e as rimas para dar maior ênfase ao discurso.
Se a brevidade originada pela concisão diferencia o mini do conto tradicional, é a narratividade que primeiro diferencia o miniconto do haicai ou do poema em prosa (que não necessariamente são narrativos, ainda que possam sê-lo).
O poema é um tipo de gênero textual caracterizado por composições em versos e estrofes, sendo algumas vezes escrito em forma de prosa. ... Já o texto narrativo, como um nome indica, narra uma história, normalmente no formato de prosa.
Há duas formas de entender o que é prosa: na primeira, ela significa a expressão natural da linguagem, ou seja, é forma de falar e de escrever sem as necessidades estéticas pedidas pelo "poema".