Os pipetadores são instrumentos utilizados acoplados às pipetas e servem para sugar e dispensar o líquido. Existem versões manuais, automáticas e semiautomáticas.
verbo transitivo direto Transferir volumes com auxílio de uma pipeta, de um tubo de vidro graduado, muito usado em laboratórios para transferir líquidos de um recipiente para outro: o cientista pipetava as substâncias das misturas. Etimologia (origem da palavra pipetar).
Leve a pipeta até o recipiente em que o líquido deverá ser escoado. Mantenha a pipeta levemente inclinada (o mais próximo possível da vertical), encoste a parte inferior da pipeta na parede do recipiente e deixa o líquido escoar até que pare.
O acerto e a leitura do nível dos líquidos nos materiais volumétricos devem ser feitos da seguinte forma: 1. ... O operador deve fazer com que a parte inferior do menisco tangencie o traço de aferição do material volumétrico (se o líquido usado for escuro, deverá tangenciar a parte de cima do menisco).
Para efectuar uma leitura do nível do líquido na bureta deve: Fazer-se a leitura pela tangente à parte inferior do menisco, colocando os olhos a esse nível, para evitar erros de paralaxe. Utilizar-se um cartão branco para ajudar a leitura (Figura 7).
Pipeta volumétrica
Resposta. (Pipeta Graduada) Tem como finalidade medir e escoar volumes variáveis de líquidos.
O balão volumétrico é um recipiente muito importante nos laboratórios por ser utilizado para preparar líquidos com um volume exato e preciso, geralmente usado quando o volume é maior e outros recipientes não o comportariam, como a pipeta ou a bureta, por exemplo.
No entanto, o béquer não é uma vidraria de laboratório que possui a graduação com muita exatidão. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) * Erlenmeyer: Assim como o béquer, o erlenmeyer também pode ser usado para preparar soluções e aquecer líquidos, mas também serve para armazená-las.
Vidrarias são uns dos materiais mais utilizados no laboratório de Química para realizar misturas, reações e testes. Elas têm formatos, capacidade e funções diferentes, sendo empregadas nas diferentes atividades de um químico. As vidrarias podem ser feitas de vidro comum, vidro pirex, quartzo fundido ou vidro temperado.