Pager ou bipe, como o aparelho também era chamado no Brasil, foi o meio de comunicação móvel que precedeu os celulares. O dispositivo, ainda usado por profissionais como médicos, consiste em um pequeno receptor de rádio associado a um código ou número de telefone pessoal.
Alfred J. Gross
Os bips custam em média US$ 100, contra cerca de US$ 400 há dez anos.
O aparelho, dotado de tecnologia de comunicação por rádio, inicialmente era apenas um sistema pelo qual alguém enviava uma mensagem a uma central, que emitia um "bip" ao dono do aparelho, que entrava em contaco com esta central.
Naquela época, um Pager custava cerca de 250 reais. Era um preço meio salgado se você lembrar que o Real andava em pé de igualdade com o dólar, mas, ao mesmo tempo, era um preço muito atraente se você comparasse os gastos de um Pager com os de um celular.
Os bips utilizavam tecnologia de transmissões de radio para interligar um centro de controle de chamadas e os usuários. Antes de começar a perder espaço para os telefones celulares na segunda metade da década de 90, os Pagers viveram seu auge de popularidade.
Neil Papworth
Um pager (ou bip), é um dispositivo eletrônico usado para contactar pessoas através de uma rede de telecomunicações. ... Os bips utilizavam tecnologia de transmissões de radio para interligar um centro de controle de chamadas e os usuários.
Significado de Bip substantivo masculino Sinal acústico breve e não raro repetido, emitido por um aparelho; bip-bip.
Antes do celular, a moda era o BIP. Você ligava para uma central, informava o número do BIP, falava a mensagem para um atendente (privacidade zero rss) e eles enviavam por escrito para o BIP.
É um padrão aberto que é mantido por uma organização sem fins lucrativos. Quem quiser pode participar. Desta forma, os usuários podem escolher livremente entre diferentes provedores ID4me e também podem mudar o provedor a qualquer momento.