PARECER CFM nº 27/15 INTERESSADO: Sras. T.B.R.B. e M.C.R.S. EMENTA: O enfermeiro, por força de lei, não pode solicitar exames de rotina ou complementares e somente pode prescrever medicamentos previamente estabelecidos nos programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
“O tratamento com oxigenoterapia é indicado às pessoas que, por algum motivo, ficam com a taxa de oxigênio baixa e precisam da complementação, que pode ser feita com um cilindro ou concentrador de oxigênio”, explica Clêdisson Souza, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.
De acordo com a dificuldade para tolerar a ventilação espontânea, o desmame é classificado em:
Define-se sucesso do desmame a manutenção da ventilação espontânea durante pelo menos 48 h após a interrupção da ventilação artificial. Considera-se fracasso ou falência do desmame, se o retorno à ventilação artificial for necessário neste período.
Conecte o conector a extremidade inferior do tubo T. Conecte o conector da máscara a extremidade superior do tubo T. ATENÇÃO: Verifique se a sua máscara é dotada de válvula exalatória embutida, caso contrário, conecte uma valvula exalatória na extremidade superior do tubo T.
Tem a finalidade de manter as vias aéreas superiores abertas.
O método Tubo T (TT) consiste na situação em que o paciente ventila naturalmente ligada a uma fonte umidificada e enriquecida de oxigênio.
Introdução: O cuff é um aparato utilizado na ventilação mecânica invasiva que encontra-se na cânula endotraqueal, é responsável por impedir o escape de ar assim como dificultar a passagem de líquidos e secreções para o trato respiratório inferior.
Os cuidados de enfermagem de maior aplicabilidade ao assistir o paciente em VM são os cuidados com o circuito do ventilador, higiene oral, aspiração de secreções, elevação do decúbito e verificação da pressão do cuff.
Tal técnica utiliza-se de uma seringa de 20mL e consiste em insuflar 15mL de ar dentro do balonete. A distensão traqueal provocada pela insuflação do ar gera uma força de resistência contrária, que atua sobre o cuff, a qual é transmitida para o êmbolo da seringa, deslocando-o em sentido contrário da aplicação.
A pressão do cuff foi avaliada diariamente em um período de três dias consecutivos utilizando-se o cuffômetro ([email protected]) que mensura a pressão de 0 à 120cmH2O. A mensuração foi realizada após o banho dos pacientes visto que este é o momento em que há a maior alteração na pressão do balonete.
Considera-se desmame da traqueostomia o momento quando se inicia o desinsuflar do cuff, até a retirada da cânula e realização do curativo oclusivo do estoma16,21. A decisão de quando iniciar o desmame da traqueostomia é um trabalho da equipe, e os fatores preditores de insucesso devem estar ausentes.