A curva em S, ou curva S, como também é conhecida, é uma maneira muito eficiente de apresentar informações gerenciais para o acompanhamento de projetos. A sua representação gráfica permite o claro contraste entre os desvios daquilo que foi planejado em comparação com o realizado, de forma simultânea.
Ou seja, mostra a soma dos valores por mês até aquela semana (incluindo aquela semana). Uma forma de calcular isso é tomar o Valor previsto da semana anterior e somar ao valor por mês indicado para aquela semana. É esta linha que corresponde à curva S.
A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (Carvalho, 2002, p. 226).
A curva ABC tem como principal finalidade, classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles. Essa classificação pode ser feita de acordo com os preços de custo ou preços de venda de cada produto do estoque.
A curva é dividida em 3 regiões (A, B e C), sendo A a de maior valor ou quantidade, correspondendo, na maioria dos casos, a 80%, e C - a de menor -, correspondendo a 5%.
Basta que você os organize em ordem decrescente de custo. Assim, para fazer isso, primeiro some todo o custo multiplicando o valor unitário pela quantidade a ser adquirida. Depois, fica fácil calcular o percentual de cada produto em relação ao custo total. A partir da próxima etapa é que a Curva ABC começa a se formar.
A curva ABC classifica os itens de estoque da seguinte forma:
Exemplo prático de como calcular a curva ABC de estoque e vendas
Em outras palavras, é um método que classifica itens de maior relevância para uma empresa, sendo que estes itens podem ser mercadorias, insumos, fornecedores, clientes e muitas outras categorias. Geralmente os itens a serem analisados são classificados de acordo com o retorno/importância que eles trazem para a empresa.
Quando a Curva ABC é aplicada na gestão de uma empresa, ela permite ao gestor se dedicar de forma mais direcionada às suas atividades. Com isso, a Curva ABC cria a possibilidade de gerar mais lucratividade, melhorar o relacionamento com clientes e utilizar de maneira mais consciente o dinheiro da empresa.
A Curva ABC recebeu este nome em decorrência da metodologia utilizada, veja a explicação detalhada abaixo: de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total; ... de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.
O que é a curva ABC? A curva ABC é um método criado para classificar os itens imprescindíveis de uma empresa com o intuito de trazer receita e lucratividade. Ao realizar constantes pesquisas, cientistas descobriram que apenas 20% dos itens de seu negócio geram 80% do retorno que a empresa necessita.
A regra de Pareto 80/20 é uma ferramenta de análise que estabelece que 80% dos resultados se originam de apenas 20% das causas, sendo aplicada em várias áreas, do marketing à qualidade dos processos.
A lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20 afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. A lei foi sugerida por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto.
Como fazer diagrama de Pareto passo a passo