substantivo masculino Tendência de quem pensa somente em si próprio; egoísmo, egocentrismo. [Economia] Sobreposição do valor e dos direitos do indivíduo em detrimento de um grupo ou sociedade. [Economia] Pensamento que incentiva a liberdade individual (iniciativa privada) reduzindo a interferência do Estado.
No que diz respeito ao comportamento, o individualista vive em busca de se autoconhecer e de ser independente do que condiz a uma outra pessoa ou sociedade, por exemplo. Desse modo ele conseguir dar valor as suas escolhas. Tornando a falar no tocante ao equívoco entre individualismo e egoísmo.
O contrário de individualismo é: Contrário de egoísmo: 1. altruísmo, desprendimento, desinteresse, abnegação, beneficência, generosidade, desapegamento, despego, entrega, renúncia, caridade, humanitarismo, solidariedade, filantropia, magnanimidade, desambição, desapego.
Solidariedade: Fazer o bem faz bem São muitos os relatos de que, após uma ação generosa, as pessoas sentem-se aliviadas. Sentem um bem-estar geral e a autoestima melhorada. ... Essas pesquisas concluíram que os participantes tiveram um aumento da sensação de bem-estar após realizar ações filantrópicas.
A Sociedade Moderna é marcada pelo individualismo, pela globalização, o alto fluxo de capitais e de pessoas pelo mundo, além do constante avanço tecnológico.
Podemos notar essa diferença simplesmente no dia-a-dia das novas gerações, por exemplo, que ao mesmo tempo que desfrutam das tecnologias, podem utilizam a mesma de maneira excessiva e irresponsável, deixando de lado a "comunicação clássica" e até mesmo deixando ela atrapalhar em seus objetivos.