Basicamente, pode-se dizer que o Brasil tem seis domínios climáticos: clima equatorial, tropical, tropical semiárido, litorâneo, subtropical e tropical de altitude.
Em virtude da imensidão do território brasileiro (8 514 876 km²), são identificados diversos tipos de climas, sendo os principais: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical úmido, semiárido e subtropical.
O clima temperado predomina na maior parte dos países europeus, América do Norte, Argentina, partes da Austrália, China e Japão. É subdividido em clima temperado oceânico, clima temperado mediterrâneo e clima temperado continental.
- Temperado Continental: Também de latitudes médias, o temperado continental está presente nas áreas interiores da América do Norte, da Europa e do leste da Ásia. O inverno é muito rigoroso e o verão quente - as médias de temperatura são -5ºC e 24ºC, respectivamente. As chuvas são escassas, sobretudo no inverno.
O clima temperado pode ser encontrado nas regiões entre os trópicos e os polos. São regiões com temperaturas que podem variar de -3ºC a 18ºC, tendo estações do ano bem definidas. Sua precipitação é mais igualmente distribuída durante o ano, exceto no interior dos continentes.
Já o Clima Temperado Continental é aquele que infere sobre as regiões no interior dos continentes. Nesses locais a amplitude térmica é alta e as chuvas são mais escassas. Além disso, o verão é quente e inverno muito mais frio. O clima temperado continental é comum na América do Norte, algumas regiões da Europa e Ásia.
Os climas do Brasil são classificados em: Equatorial, Tropical, Tropical de altitude, Subtropical, Tropical atlântico. Regiões: Norte (com algumas exceções), porção norte de Mato Grosso e oeste do Maranhão. Características: quente e muito úmido durante todo ano. As chuvas são frequentes e bem distribuídas.
O clima tropical litorâneo predomina em grande parte do litoral do país, se estende desde o Rio Grande do Norte até o estado do Rio de Janeiro. Influenciado pela atuação da massa de ar Tropical Atlântica, o clima nessa região é quente e chuvoso.
Embora apresente mais de um tipo de clima, o clima predominante na região é o clima equatorial com elevadas temperaturas e umidade quase o ano todo. Os meses de maior índice pluviométrico são de dezembro a maio. Por sua vez, em alguns meses do ano (de junho a novembro) há um período mais seco.
Já o clima que prevalece ao longo da região é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante todo o ano. Algumas áreas restritas não apresentam tal característica climática, como o Tocantins e partes do Pará e Roraima.
Na região da floresta Amazônica o clima predominante é o equatorial, devido à proximidade com a linha do equador, em plena zona intertropical da Terra. Essa característica climática resulta em temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e praticamente não apresenta período de estiagem.
Clima. O clima predominante na Amazônia é o equatorial úmido. Trata-se de uma região caracterizada por longos períodos de chuvas, com índices pluviométricos que variam entre 1.
Geografia do Brasil A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono.
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.