As estruturas anexas do sistema digestório são órgãos que produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento, esses órgãos não entram em contato com o alimento. São eles: as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas.
Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.
O estômago é constituído por uma membrana mucosa que contém milhares de glândulas gástricas microscópicas. Essas glândulas secretam ácido clorídrico, enzimas e muco, substâncias que vão compor o que se chama de suco gástrico. Ao cair no estômago, o bolo alimentar é banhado pelo suco gástrico.
No intestino Delgado, pois tem maior variedade de enzimas, como por exemplo protease, amilase e lipase.
ÓRGÃOS ANEXOS São eles: boca, faringe, esôfago, estômago e intestino (delgado e grosso). Os Órgão Anexos participam da digestão liberando enzimas que auxiliam na digestão. O alimento não passa por eles. São: glândulas salivares, pâncreas e fígado.
São aqueles que, mesmo não fazendo parte do tubo digestivo, se comunicam com ele através de canais, desempenhando um papel importante na digestão. São eles: glândulas salivares, pâncreas e fígado.
Órgãos anexos Glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
O quimo é o produto formado após a digestão do alimento no estômago. O alimento, mais corretamente chamado nessa fase de bolo alimentar, chega ao estômago pelo esôfago.
Recomendações