O estômago apresenta quatro camadas histológicas, de interna para externamente denominadas: mucosa, submucosa, muscular externa e serosa.
No estômago, órgão mais representativo do aparelho digestivo, o alimento fica armazenado e sofre a ação das enzimas por um período de duas a quatro horas. Nele, é feita a absorção das proteínas por meio da ação do suco gástrico, uma solução composta de água, sais, ácido clorídrico e enzimas.
A principal função do estômago é transformar o bolo alimentar em quimo (massa pastosa de caráter ácido) e iniciar a digestão das proteínas através da produção de suco gástrico, além de absorver pequenas quantidades de água e as substâncias dissolvidas nela.
O cárdia é uma banda circular estreita, de músculo liso, com cerca de 1,5 a 3,0 cm de largura, na transição entre o esôfago e o estômago, responsável por regular a passagem do alimento de um órgão para o outro, além de impedir o refluxo deste.
O esôfago tem como função o transporte de alimentos sólidos, pastosos e líquidos (já parcialmente digeridos pela boca), para o estômago.
Na faringe, esôfago e intestino (grosso e delgado) serve para facilitar o deslocamento do bolo alimentar através de movimentos peristálticos, além de facilitar na digestão e evitar agressões físicas durante o percurso no trato.
Esôfago. O esôfago é um órgão em forma de tubo, com paredes flexíveis e que mede aproximadamente 25 centímetros de comprimento. Em sua parede superior, ele se comunica com a faringe; em sua parte inferior, comunica-se com o estômago. Por meio de movimentos peristálticos, o esôfago empurra o alimento para o estômago.
Após a mastigação, o alimento é engolido e passa pela faringe, e depois, pelo esôfago.
Aspectos anatômicos de órgãos da digestão, no homem: I - Se classificam em parótidas, sublinguais e submandibulares II - É um canal de contrações voluntárias que desloca o alimento para o esôfago III - Realiza movimentos peristálticos involuntários, com o objetivo de deslocar o bolo alimentar para o estômago.
1 – Qual a função da bile produzida pelo fígado? ... Considerando esse esquema, responda: qual a função da substância armazenada em IV? O órgão IV é a vesícula biliar, onde a bile, produzida pelo fígado, é armazenada e secretada. A bile tem a função de emulsionar as gorduras, facilitando a digestão pela lípase pancreática.
Intestino delgado: Produz uma secreção rica em enzimas digestivas. Dentes: Cortam e trituram os alimentos. Fígado: Produz a bile que auxilia na digestão das gorduras. Ânus: É por onde ocorre a eliminação das fezes.
Este sistema responsável tanto pela digestão quanto pela absorção dos alimentos é formado pela boca, esôfago, fígado, vesícula biliar, estômago, intestinos (grosso e delgado) reto e glândulas anexas. A digestão tem seu início na boca onde o alimento é triturado pelos dentes e umedecido pela saliva.
Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. ... Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago. No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas.
Em todo o tubo digestório (composto de boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso). Desde que colocamos na boca e começamos a mastigar, o alimento vai se transformando, vira bolo alimentar, depois quimo, quilo e por último as fezes, que são o que não conseguimos absorver do quilo.
A digestão é o processo pelo qual o alimento é reduzido a compostos mais simples e esses são utilizados para o funcionamento do organismo. O sistema digestivo ou digestório humano é constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus.
Ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas.
Dentro do sistema digestivo o intestino delgado é responsável pela fase principal da digestão, que é a absorção dos nutrientes dos alimentos. Sua estrutura começa pelo piloro e se estende até a junção ileocólica. Ele fica próximo ao intestino grosso, dividindo- se em três porções: duodeno, jejuno e íleo.
O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Embora o intestino delgado represente praticamente ¾ do sistema digestivo, é muito raro o desenvolvimento de um câncer nesse órgão.
A digestão é o conjunto das transformações químicas e físicas que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis. Ela tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo.
A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.
As vitaminas, minerais e fluidos são absorvidas simultaneamente através da mucosa intestinal. A maioria das vitaminas passa inalterada do intestino delgado para o sangue, por difusão passiva.
A absorção de água é potenciada pela absorção de íons e nutrientes, predominantemente no intestino delgado. As células epiteliais maduras nas pontas das vilosidades do intestino delgado são ativas na absorção de água e eletrólitos.
Intestino grosso faz a reabsorção de água e eletrólitos.
Ao ser engolida, a água segue para o estômago (onde é pouco absorvida) e depois para os intestinos, onde é mais absorvida, principalmente pelo intestino grosso.