Meu Pai Oxalá! Peço a Vós a proteção para mim e minha família, contra todas as maldades e contra todos os perigos deste mundo. Dai-me a luz necessária para seguir o meu caminho, conceda-me a paz, a positividade e a saúde, para cumprir a minha missão neste plano terreno.
Oração para Oxum Salve Oxum, dourada senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu ser e me livram do mal. Oxum, divina rainha, bela orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e sedutor como tua és.
Deixar a peça de molho nesta água e acender duas velas pequenas brancas pedindo a aos Erês que acalmem a criança e traga mais docilidade nos caminhos dela. Quando as velas terminarem de queimar, torcer a roupa e deixar secar normalmente. Entregar a criança para usar sem dizer nada a ela.
Coloque o papel com seu nome e da pessoa amada debaixo de um dos doces e regue tudo com uma quantidade generosa de mel. Acender as velas e fazer seu pedido com fé. Esta oferenda deve ser entregue em um jardim ou praça, de preferência onde tenha brinquedos para crianças.
AMALÁ PODEROSO PARA XANGÔ Corte a cebola. Refogue a cebola no dendê, cozinhando os quiabos e os camarões. Coloque na gamela, fazendo seus pedidos de justiça, de proteçâo, de dinheiro. Regue com um pouco de azeite de dendê, e acenda em volta, em forma de círculo, as seis velas vermelhas.
Existem muitas lendas acerca da vida de Pai Xangô, digo lendas pois, sendo ele um Orixá, é uma divindade de Deus e não viveu encarnado, já nasceu Orixá.
Os filhos de Xangô são obstinados, agem com estratégia e conseguem o que querem. Tudo que fazem marca de alguma forma sua presença; fazem questão de viver ao lado de muita gente e têm pavor de ser esquecido, pois, sempre presentes na memória de todos, sabem que continuarão vivos após a sua "retirada estratégica".
Nanã