O conceito de orçamento corrigido é o ajuste do orçamento original, de forma automática, sempre que houver alteração de preços em função de inflação.
A metodologia do orçamento descentralizado, também conhecido como orçamento participativo ou colaborativo, faz com que cada setor participe da elaboração do orçamento e consequentemente, se responsabilize por ele, auxiliando mais incisivamente a empresa a cumprir o que foi definido no planejamento financeiro.
O Orçamento Top Down (ou orçamento de cima pra baixo) expressa com mais exatidão as metas de desempenho e as expectativas da alta administração, mas por não incorporar a contribuição de quem irá colocar o orçamento em prática (gestores das áreas) corre-se um alto risco de ser irrealista.
Além das vendas, o forecast poderá revisar outros itens do orçamento, como as estimativas de custos e de despesas. Nesses exemplos, caso a empresa esteja gastando mais do que o esperado, a planilha de forecast poderá ajudá-la a verificar onde é necessário fazer cortes para não estourar o budget.
Vamos supor que até o sexto mês já tenham sido gastos R$ 84.
Passo a passo para fazer um Budget Empresarial
O Orçamento Contínuo (ou Rolling Forecast) é uma metodologia geralmente utilizada para cobrir orçamentos por um período de 12 meses. Nele, quando um mês se encerra, acontece uma revisão e é adicionado um novo mês no fim do período que está sendo orçado. Assim, a empresa terá sempre um orçamento de 12 meses pela frente.
O Orçamento Base Zero – OBZ é a metodologia onde cada área da empresa detalha todos os gastos previstos e orça individualmente cada centro de custo a partir do zero, desconsiderando a média das despesas dos últimos anos, evitando desperdícios.
O orçamento Base Zero define que todos os gastos sejam detalhadamente justificados e avaliados. Para isso a sua estrutura considera três níveis: Pacote de base zero (PBZ) Representado por um documento de identificação e avaliação de cada uma das atividades.