Processo de fagocitose Quando a partícula é englobada, forma-se uma vesícula que se desprende e penetra no interior da célula. ... No interior da célula, o fagossomo une-se com os lisossomos, onde entra em contato com as enzimas digestivas. Nesse momento, forma-se o fagolisossomo, iniciando a digestão intracelular.
A fagocitose é um processo natural do organismo em que as células do sistema imunológico englobam partículas grandes por meio da emissão de pseudópodes, que são estruturas que surgem como expansão da sua membrana plasmática, com o objetivo de combater e prevenir infecções.
Diferenças entre Fagocitose e Pinocitose A fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes. A pinocitose é o englobamento de líquidos. Além disso, não se formam pseudópodes.
Esse processo ocorre na maioria das células, diferentemente da fagocitose, que é restrita apenas a alguns tipos de células. Um exemplo de pinocitose acontece no intestino, onde as células englobam moléculas de lipídios.
A exocitose é um processo realizado pela célula eucariótica em que ocorre a eliminação de substâncias por vesículas e que leva a modificações na membrana plasmática.
O glicocálice ou glicocálix é formado por uma camada frouxa de glicídios, associados a lipídios e às proteínas de membrana. É encontrado nas células animais e de muitos protistas.
Protege a célula contra agressões físicas e químicas, retém nutrientes e enzimas e participa do reconhecimento celular e reconhecimento intercelular, uma vez que diferentes células possuem diferentes glicocálix e diferentes glicídios. ...
Os plastos são organelas delimitadas por uma dupla membrana, estando relacionados com a fotossíntese e o armazenamento de substâncias. Os plastos, também chamados de plastídios, são estruturas encontradas nas células vegetais que representam uma das principais diferenças entre essas células e as células animais.