EQST

Como A Angiotensina II Afeta A Fisiologia Renal?

Como a angiotensina II afeta a fisiologia renal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como a angiotensina II afeta a fisiologia renal?

Ação fisiológica A angiotensina II vai para os rins via corrente sanguínea, onde, nos capilares dos túbulos dos néfrons, estimulará principalmente a constrição da arteríola eferente, resultando em aumento da TFG (Taxa de filtração glomerular), e, conseqüentemente aumentando a pressão.

Onde o ADH age?

O hormônio antidiurético (ADH) é produzido pelo hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Esse hormônio é um polipeptídeo que apresenta nove aminoácidos e atua, principalmente, nos rins, nos quais proporciona uma maior reabsorção de água. ... Devido a sua ação vasoconstritora, ele também é denominado vasopressina.

O que é vasopressina e para que serve?

A vasopressina possui uma série de receptores específicos localizados em diversos tipos de células e tecidos. Suas ações principais são vasoconstrição no leito vascular sistêmico, podendo produzir vasodilatação em certos órgãos, e regulação da osmolalidade plasmática, atuando nos ductos coletores renais.

Como o hormônio ADH atua no volume urinário e concentração da urina?

O ADH atua sobre os túbulos renais, provocando aumento da reabsorção de água do filtrado glomerular. Quando bebemos pouca água, o corpo se desidrata e a tonicidade do sangue aumenta. Certas células do encéfalo percebem a mudança e estimulam a hipófise a liberar ADH.