Geralmente expresso em porcentagem, o custo de estoque nada mais é do que todo o investimento de capital, armazenagem, depreciação, seguro, tributação, obsolescência e encolhimento durante um tempo determinado.
Custos de manutenção: incluem o custo de oportunidade do capital, os custos associados aos impostos e seguros, os custos de armazenagem física, e, finalmente, os custos associados ao risco de manter o estoque, ou seja, custos de perdas por deterioração, obsolescência, dano e furto.
A manutenção de estoque tem como objetivo o equilíbrio razoável da disponibilidade do produto conforme a sua respectiva demanda. Isso possibilita manter um estoque mínimo com os menores níveis possíveis sem acumular ou afetar a disponibilidade desejada pelos clientes.
A gestão de estoque, portanto, é a capacidade da empresa em controlar precisamente as quantidades de seus produtos armazenados para determinar novas demandas de compra, entender a relevância de seus produtos para o mercado e até entender quanto, em dinheiro, o estoque vale para a empresa.
O que é Estoque? Conta do Ativo que representa bens de propriedade tangível destinados à venda, podendo ser classificados na indústria de acordo com seu estágio de acabamento: Matérias-Primas, Produtos em Elaboração e Produtos Acabados. No comércio, será representado pela conta Mercadorias.
O estoque de terceiros é um controle onde algumas indústrias optam por delegar à um terceiro parte do seu processo produtivo, e para isso necessitam ter um controle de terceiros eficiente para acompanhar esse procedimento.
Geralmente, os estoques são classificados em quatro categorias básicas: estoque de proteção, estoque de ciclo, estoque de antecipação e estoque no canal.
Tipos de layout de armazém
Tipos de almoxarifado e estoque.
O auxiliar de almoxarifado é o profissional que auxilia o responsável pelo almoxarifado da empresa, o almoxarife.
Analisando o organograma funcional de um almoxarifado podemos resumir as suas principais atribuições:
O Almoxarifado pode ser conceituado como sendo o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso,ficando sua localização e disposição interna acondicionados à ...
O que é preciso para ser almoxarife? Ter ensino médio completo, conhecimentos de Pacote Office, saber manusear empilhadeira, ter noções de contabilidade e curso de almoxarife. Ainda no quesito escolaridade, o profissional precisa estar sempre atualizado.
Almoxarifado hospitalar O almoxarifado desempenha um papel de apoio às atividades primárias e tem como principal objetivo abastecer os diferentes setores da instituição de saúde de forma segura e racional.
Como manter a organização do almoxarifado?
Neste artigo, reunimos 5 dicas essenciais para hospitais que desejam melhorar a gestão de seus estoques, mantendo também controle sobre os custos envolvidos.
Logística hospitalar e materiais de saúde: primeiros passos para um estoque, almoxarifado e transporte seguros
5 dicas para aumentar o controle de estoque de farmácia
Assim como em qualquer empresa, o reabastecimento do estoque de uma farmácia deve ser realizado de acordo com o consumo e a demanda dos produtos. Para isso, é necessário ter em mãos dados atualizados e precisos sobre o mercado e as próprias vendas.