São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.
Assim, a coerência pragmática consiste num trabalho dos interlocutores sobre as possibilidades de interpretação do texto numa dada situação. A coerência pragmática também está relacionada a sequências de atos de fala, do tipo pergunta/resposta, pedido/atendimento ou pedido/recusa, por exemplo.
A coesão referencial é um mecanismo de coesão textual que colabora com a textualidade através do uso de elementos coesivos. ... Sua função é extremamente importante para a coerência textual visto que permite que o leitor identifique os termos referidos no texto. Exemplo: Sara saiu essa manhã de casa.
Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto verbal, tanto na modalidade oral quanto na escrita.
Podemos dizer que são elementos coesivos as:
adjetivo Coeso; que estabelece uma relação de coesão, ligação harmônica: elementos coesivos do texto. Aderente; que une, liga, mantém algo unido; em que há aderência: substância coesiva; solo coesivo. Etimologia (origem da palavra coesivo). Coeso + ivo.
adjetivo, substantivo masculino Que, ou o que nomeia. Etimologia (origem da palavra nomeador). Nomear + dor.
Substitutivo é uma proposta de alteração global de uma proposição. Visa alterar substancial ou totalmente uma proposição. O substitutivo é considerado uma emenda substitutiva e recebe esse nome especial em razão da alteração maior que propõe.