A colite tóxica é uma emergência médica que costuma aparecer de modo espontâneo durante o curso da colite muito grave, mas pode ser precipitada por opioides ou fármacos antidiarreicos e anticolinérgicos. A perfuração do cólon aumenta a mortalidade de maneira significativa.
A colite é uma inflamação intestinal que provoca sintomas como alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre e que pode ser causada por uma intoxicação alimentar, estresse ou infecções bacterianas.
Os carboidratos são uma importante fonte de energia e, por isso, é recomendado consumir alimentos ricos neste nutriente, como arroz branco, pão branco ou batatas, devendo-se evitar o consumo das suas forma integrais, já que contêm muita concentração de fibras que podem acabar piorando os sintomas de colite.
Habitualmente mamão papaia não faz mal para nenhum paciente que seja portador de uma doença inflamatória intestinal, mas por ser um alimento com fibras, pode ser recomendado que seja evitado temporariamente se o paciente estiver tendo crises de diarreia.
De forma geral, é indicado que a pessoa fique em repouso, beba bastante líquidos ao longo do dia e tenha uma alimentação leve e de fácil digestão, assim é possível evitar mais inflamação no intestino e favorecer a recuperação.
Mas, caso os sintomas se tornem recorrentes, é importante ir ao médico.
Para conseguir controlar os sintomas do cólon irritável é aconselhado evitar, ou retirar da dieta, alimentos como: