Curva Acentuada em "s" à Esquerda Adverte o condutor da existência adiante de duas curvas sucessivas em "S", sendo pelo menos uma delas acentuada e encontrando-se à primeira à esquerda. Curva à Esquerda Adverte o condutor da existência, adiante, de curva à esquerda.
Sinal de perigo, adverte de um trecho de estrada em subida. A inclinação é expressada em percentagem dentro do mesmo sinal.
O grau acentuado significa que é o terceiro estágio de 3 possíveis (leve, moderado e acentuado). Trata-se de quadro reversível, porém, se não forem tomadas as medidas adequadas, pode, em seu estágio final evoluir para cirrose hepática com todas suas complicações.
O que é Acentuada: Na gramática, diz-se da palavra que recebe acento gráfico. Em outras palavras, diz-se daquilo que é intenso.
A maioria das palavras da língua portuguesa é paroxítona e por isto a grande maioria não é acentuada. As palavras paroxítonas são aquelas em que a penúltima sílaba é tônica. Lembre-se que as sílabas tônicas são aquelas que possuem o som mais forte ou mais prolongado do que as demais sílabas.
Classifica-se como oxítona ou aguda quando há uma palavra que tenha o acento tônico na última sílaba. São acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a/as, e/es, o/os, e em/ens. As palavras oxítonas terminadas em i/is e u/us somente são acentuadas se estiverem precedidas de outras vogais.
A última letra está acentuada porque a última sílaba tônica é o I e é precedida por uma vogal formando um hiato.
Ex. Resumindo: Só não acentuamos oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um caso de hiato. Por exemplo: as palavras “baú”, “aí”, “Esaú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as vogais “i” e “u” estão tônicas nestas palavras.