Veia cava inferior:carregando o sangue da parte inferior do corpo (exemplo as pernas) Veia cava superior:está acima do coração, e se forma de uma convergência das veias braquiocefálicas esquerda e direita, que contêm sangue vindo da parte superior do corpo ( exemplo cabeça e braços) .
Sistema Venoso Periférico Este circuito percorrido pelo sangue é conhecido como pequena circulação ou circulação pulmonar. O coração recebe esse sangue diretamente de duas grandes veias, que desembocam no átrio direito, a veia cava superior e a veia cava inferior.
A artéria braquial percorre a face medial do úmero até o cotovelo, nesse trajeto emite as artérias: braquial profunda que nutre o músculo tríceps braquial; colateral ulnar que irriga a parte caudal do antebraço; e braquial superficial que nutre a parte cranial do antebraço.
Nesse caso, peça para o paciente abaixar um pouco o braço e fechar a mão, de modo a deixar as veias basílica e cefálica mais aparentes. Elas ficam abaixo do braço e podem ser visualizadas através da pele. A veia cefálica fica do lado radial do braço, já a basílica permanece no lado lunar.
Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias axilar, nas axilas, e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.
Segundo o médico Marcos Arêas Marques, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), uma “punção arterial inadvertida” pode causar isquemia (falta de circulação sanguínea) e até necrose dos membros do paciente, sendo necessária a amputação.
o corte de uma arteria ou veia provoca hemorragias que podem levar uma pessoa a morte.Se o corte for em uma arteria o sangue sai em jatos se for em uma veia o sqngue escorre continuamente como voce explica essa diferença.
Veias cava A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.
Com a contração do ventrículo esquerdo há uma ejeção de um volume de sangue na aorta, e dali, para a árvore arterial, sendo que uma onda de pressão se desloca rapidamente pelo sistema arterial, onde pode ser percebida como pulso arterial.
O pulso pode ser tomado em diversos pontos do corpo. Se o ponto onde tomamos o pulso estiver afastado do coração, estamos a tomar um pulso periférico (por exemplo, o pulso radial). Se a zona onde tomamos o pulso estiver próxima do coração, o pulso é central (por exemplo, o pulso carotídeo).
Artérias tendem a ser mais elásticas que as veias, e os capilares são mais delgados. O sistema cardiovascular é formado pelo coração, artérias, veias e capilares, sendo esses três últimos denominados genericamente de vasos sanguíneos.
As arteríolas levam o sangue até tubos extremamente pequenos chamados capilares. O sangue inicia seu retorno ao coração, passando através de pequenas veias chamadas vênulas, que se juntam para formar veias. As veias maiores finalmente trazem o sangue de volta ao coração.
– a artéria tem parede mais espessa, seu diâmetro externo é menor e a luz é mais estreita. – a veia tem parede mais delgada, seu diâmetro externo é maior e sua luz é mais ampla. 2- a espessura relativa das túnicas. – na maioria dos casos as artérias têm a túnica média mais espessa que a sua túnica adventícia.
As artérias e as veias possuem três camadas de tecidos distintos: internamente são constituídas por células pavimentosas (achatadas) unidas por junções intercelulares. Adjacente a esta camada, envolvendo as células, forma-se uma camada de fibras elásticas e musculares (músculo liso).
São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam 2,5 voltas em torno da Terra.