EQST

So Causas Interruptivas Da Prescriço?

São causas interruptivas da prescrição?

São causas interruptivas da prescrição punitiva, previstas no art. 117 do Código Penal: o recebimento da denúncia ou da queixa, a pronúncia, a decisão confirmatória da pronúncia, a publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis, o início ou continuação do cumprimento da pena e a reincidência.

Como fica a contagem do prazo prescricional com sua interrupção?

A prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper. Observa-se que o texto do legislador é simples e direto.

O que significa interrupção da prescrição?

Na suspensão, o prazo prescricional já se iniciou e ao tornar a correr, leva-se em conta o período anteriormente transcorrido. Na interrupção, o prazo prescricional também já se iniciou, mas, ao tornar a correr, o prazo recomeça do zero.

Qual a diferença entre as causas impeditivas suspensivas e interruptivas da prescrição?

As causas impeditivas inviabilizam o início da contagem da prescrição. As causas suspensivas, obviamente, suspendem a contagem já iniciada. A causa interruptiva suspende a contagem prescricional em curso e, diferentemente da causa suspensiva, elimina a contagem anterior.

Qual é o termo inicial da prescrição da pretensão punitiva propriamente dita no caso de crime de bigamia?

Regra geral, o termo inicial da prescrição da pretensão punitiva propriamente dita deve ser contado a partir do dia da consumação do delito (artigo 111, inciso I, do Código Penal). ... Segundo o Superior Tribunal de Justiça, “a prescrição penal é aplicável nas medidas sócio-educativas” (Súmula 338).

Quais os fundamentos da prescrição penal?

A prescrição face à Legislação Penal tem como fundamentos o decurso do tempo, o desinteresse estatal em apurar fato ocorrido há anos ou punir o seu autor; a correção do condenado, decorrente do lapso temporal sem reiteração criminosa; e a negligência da autoridade, como castigo à sua inércia no exercício de sua função.

Quais são os tipos de prescrição penal?

Prescrição penal: quando ocorre, tipos e como calcular

  • Prescrição da pretensão punitiva. Prazo para prescrição da pretensão punitiva.
  • Prescrição da pretensão executória. Prazo da prescrição da pretensão executória.

Quais os tipos de crimes que não prescrevem?

CRIMES INAFIANÇÁVEIS

  • Racismo.
  • Tortura.
  • Crimes hediondos.
  • Tráfico de drogas.
  • Terrorismo.
  • Ação de grupos armados - civis ou militares - contra a ordem constitucional e o estado democrático.

Como saber a prescrição de um crime?

E esse tempo é calculado baseado nas penas para os crimes. Por exemplo, para um crime apenado com pena acima de 2 anos e abaixo de 4 anos, a prescrição ocorre em 8 anos. Como a pena máxima para a formação de quadrilha é de 3 anos, ela cai nesse prazo de prescrição de 8 anos.

Quais os crimes que são afiançáveis?

CF dispõe que os crimes de racismo, tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo são inafiançáveis, já os crimes afiançáveis são os crimes de menor potencial ofensivo aqueles em que a pena máxima não ultrapasse dois anos de reclusão/detenção.