No biótipo normolíneo, a distância que vai do púbis até a sola do pé descalço é exatamente igual à distância que vai do púbis até a cabeça. Já no biótipo longilíneo encontramos uma distância púbis-pé maior do que o púbis-vértice. O brevilíneo pode ter uma estatura média normal.
As variações anatômicas podem ser determinadas por um conjunto de fatores, chamados Fatores Biológicos ou Fatores Gerais de Variação Anatômica. Estes fatores são os seguintes: Idade, sexo, raça e tipo morfológico constitucional (longilíneo, mediolíneo e brevilíneo).
Na anatomia humana, o termo variação anatômica se refere a uma estrutura anatômica não-patológica que é diferente do que é observado na maioria das pessoas.
Anomalias cromossômicas são alterações genéticas causadas por diversos fatores, conhecidos ou desconhecidos. O material genético das células é onde estão armazenadas as informações referentes a todo processo de sobrevivência de um organismo, como o desenvolvimento e a reprodução.
Qualquer alteração na sequência do DNA, com incidência de menos de 1% na população, é considerada uma mutação. Como exemplos de variações anatômicas na espécie humana, o palestrante citou a Polidactilia, que consiste em um ser possuir um sexto dedo no pé ou na mão.
A posição anatômica de referência é: primeiramente, ereto, ou seja, em posição ortostática. A cabeça, o olhar e os dedos dos pés voltados anteriormente, ou seja, para frente. Os braços devem estar posicionados ao lado do corpo, e as palmas das mãos voltadas também anteriormente.
Normalmente a variação anatômica sofre influência do sexo, da raça, idade e biotipo. A anomalia, no entanto, se trata de diferenças morfológicas resultantes de mutação do DNA que a um prejuízo funcional ao indivíduo, como os gêmeos siameses e a hipertricose.
É dividida em anatomia macroscópica e anatomia microscópica; Seu estudo começou há 500 a.C.com dissecação de animais; Leonardo da Vinci é um dos grandes nomes dos estudiosos da anatomia humana; A anatomia do corpo humano tem algumas características, como: posição anatômica, planos anatômicos e eixos anatômicos.
As três principais abordagens para estudar anatomia são: regional, sistêmica e clínica.
Define-se Anatomia Sistemática como uma linha de pesquisa que procura estabelecer as relações de parentesco entre táxons por meio de estudos anatômicos, através da metodologia da Sistemática Filogenética.
Divisões da anatomia → Anatomia sistêmica: estuda os sistemas do corpo humano, tais como o digestório e o circulatório. Ela não se preocupa com o todo, realizando uma descrição mais aprofundada das partes que compõem um sistema. → Anatomia regional ou topográfica: estuda o corpo humano por regiões, e não por sistemas.
Resposta: Anatomia sistemática ou descritiva = Estuda o corpo humano mediante uma divisão por sistemas orgânicos. Anatomia topográfica ou regional = Estuda o corpo humano mediante uma divisão por segmentos ou regiões.
Em anatomia chamam-se processos às saliências ou protuberâncias naturais que órgãos, como os ossos), apresentam nos organismos. Em psicologia, processo é o desempenho de uma atividade cognitiva composta: uma operação que afeta o conteúdo mental; "o processo do pensamento"; "o processo cognitivo da memória".
De forma geral, processos podem ser caracterizados como cada atividade realizada com o intuito de transformar uma entrada em saída. Isso significa que uma sequência lógica de tarefas que busquem um objetivo pode ser considerada um processo.
substantivo masculino Maneira de se fazer alguma coisa; procedimento: processo de criação. Ação contínua e prolongada, que expressa continuidade na realização de determinada atividade. [Jurídico] Ação judicial; procedimentos praticados por um órgão judicial ou pelas partes, quando há um litígio judicial; ação.
Processo na administração é a sequência de tarefas realizadas com o objetivo de satisfazer o cliente final de uma empresa. ... Isso porque processos organizacionais na administração vão muito além de “montar” produtos ou prestar serviços.
Gestão de processos (ou gestão por processos) é o gerenciamento do negócio a partir do controle dos processos, sempre através de uma visão sistêmica da organização. ... A gestão de processos também pode ser chamada de BPM (Business Process Management) ou gerenciamento de processos.
Podemos definir o que é gestão de processos como um conjunto de ações cujo objetivo é promover a melhoria contínua dos diferentes processos de uma organização. ... A administração de processos também tem a ver com o monitoramento e controle dos mesmos, tornando-os mais transparentes, fluidos, eficazes e eficientes.
A administração é um processo, isto é, algo que se faz de modo sistemático. Ela consiste no trabalho de pessoas e de recursos, de forma a garantir que as partes funcionem como um todo e que haja coerência entre processos realizados e os objetivos definidos.
“Gerenciamento de Processos de Negócio é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização”.
Analisa e define métodos e processos de trabalho, estuda tempos e parâmetros, mapeia fluxo das atividades e identifica falhas, a fim estabelecer estratégias para solução de problemas e propor melhoria contínua dos processos.
O que faz um Especialista de Processos? Define os processos necessários do negócio, a fim de assegurar o estabelecimento, manutenção e melhoria.
De maneira simples e prática, processo é o formato estruturado e rico em detalhes a respeito da explicação ou passo a passo de uma atividade que será desenvolvida pelas equipes da empresa. Seu objetivo é padronizar e escalar a realização da atividade.
Um processo empresarial é um trabalho contínuo e repetitivo, uma série de passos sequenciais adotados por uma organização para produzir um resultado desejável.
Existem três tipos de processos organizacionais, são eles: primário, de apoio e gerencial. Abordaremos o funcionamento detalhado de cada procedimento na sequência do post.