A madeira é um compósito formado por fibras de celulose e uma matriz de lignina. As fibras de celulose são resistentes e flexíveis, enquanto a matriz de lignina une estas fibras e proporciona a rigidez. A adesão interfacial entre a fibra e a matriz é essencial para obter elevadas propriedades mecânicas em compósitos.
Para extrair a celulose é necessário que a madeira passe por vários processos, desde a escolha das toras até a extração da lignina e transformação dos cavacos em fibras de celulose. ... Posteriormente é retirada uma substância que junta as células da fibra, chamada de lignina.
A celulose constitui uma importante matéria-prima para as indústrias, que a extraem a partir de diversos vegetais, como árvores de eucalipto, pinheiro, algodão, bambu, entre outras.
A preparação da pasta celulósica consiste na separação das fibras dos demais componentes cons- tituintes do organismo vegetal, em particular a lignina, que atua como um cimento, ligando as células entre si e proporcionando a rigidez à madeira (CARPENTER, et al, 1963).
Papéis coletados, normalmente, estão misturados com outras substâncias – na impressão de logotipos, como adesivos. Na primeira etapa do processo de reciclagem de papel, o material coletado é triturado e forma uma espécie de pasta de celulose. Assim, a pasta é peneirada com o objetivo de retirar todos as impurezas.
Material fibroso composto de fibras vegetais com cargas minerais. As cargas presentes no composto ajudam a desfibrar as fibras aumentando as ramificações e melhorando a dispersão das mesmas na aplicação.
Passe a massa sobre a superfície da madeira, somente no lugar onde se deseja corrigir. Pra tapar buracos pequenos, pode-se usar um estilete. Para buracos ou imperfeições maiores usa-se uma espátula de metal ou de plástico. OBs: Em alguns casos, a massa tende a chupar (reduz o seu tamanho).
A calafetação pode ser feita no local, com serragem comprada em alguma marcenaria, mais cola branca, algumas gotas de vinagre para não escurecer e pigmento da cor do piso (se necessário). Mistura-se bem a serragem com a cola até ficar uma massa homogênea e fácil de trabalhar. Depois é só aplicar.
Há dois tipos principais de massa de calafetar: silicone e látex acrílico. O primeiro é flexível e totalmente à prova d'água. Ele se liga a diversas superfícies e é uma boa escolha para reformas de ambientes externos ou de locais molhados, como boxes de chuveiros e banheiras.
Deixe as superfícies livres de poeira, umidade e oleosidade. Aplique POLY CALAFETAR sobre a área a ser protegida, com as mãos ou auxílio de espátula, exercendo leve pressão para obter melhor aderência.