A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
Também conhecida pelo termo linguagem coloquial, coloquialismo é uma variação da linguagem popular, isto é, a forma mais espontânea de nos comunicarmos no dia a dia. Portanto, esse estilo não segue regras gramaticais e abrange contextos informais do cotidiano.
O que são palavras formais? Na Língua Portuguesa, este tipo de palavras é utilizado em situações onde a nossa postura exige mais respeito, uma linguagem mais cuidada e gestos mais pensados. No fundo, são palavras que são usadas naquilo a que chamados “situações formais”.
advérbio De modo formal; em que há regras ou normas instituídas por uma sociedade, por uma instituição etc: deveriam se comportar formalmente naquela situação. De maneira explícita ou inevitável: afirmou formalmente quais eram as suas faltas. Etimologia (origem da palavra formalmente). Formal + mente.
adjetivo Que não é formal; que não apresenta formalidades, regras, cerimônias, convenções ou etiquetas: texto informal; roupa informal. Que não oferece carteira de trabalho assinada: trabalho informal. Cujo aparecimento não cumpre uma forma definida, conhecida nem determinada. Etimologia (origem da palavra informal).
Cuspir. Todos os meninos cacaravam catarro.
Significado de Vianda substantivo feminino Carne animal usada na dieta alimentar humana. ... substantivo feminino plural Guisados, assados.
1. Qualquer espécie de alimento, em especial de carne. 2. [Por extensão] Conjunto de iguarias.
adjetivo Característico ou próprio de uma região, de uma área que se diferencia de outra por possuir propriedades específicas: doce regional; escola regional.