Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.
Isso porque o tubérculo — especialmente a batata inglesa — tem benefícios importantes ao organismo. Fonte de nutrientes essenciais, como cálcio e fósforo, é também um alimento com propriedades antioxidantes, que colaboram com o retardo do envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas.
Adicionalmente, a batata é boa fonte de vitamina C e de algumas vitaminas do complexo B, especialmente niacina, tiamina e vitamina B6 (Tabela 2). Dentre os alimentos energéticos, a batata é o mais rico em niacina. A batata ainda é uma razoável fonte de ferro, bem como de fósforo e magnésio e ótima fonte de potássio.
Embora até a batata possa ser consumida crua, o melhor é cozinhá-la. “Isso atenua seus fatores antinutricionais, aquelas substâncias que interferem na absorção dos nutrientes”, diz Marchiori. Comer só alimentos crus pode levar a um quadro de desnutrição, já que eles não têm tudo de que o corpo necessita.
Segundo ela, várias pesquisas verificaram a presença de solanina e chaconina na batata, principalmente na casca. “Quando consumidas em quantidades muito elevadas, essas substâncias podem apresentar efeito potencialmente tóxico, sendo que o potencial da chaconina é superior.
Batata cozida: cachorro pode comer batata cozida! Quando feita sem sal, óleo ou temperos, o alimento também está permitida para peludos; Batata crua: proibida! Esse tipo de batata faz mal para cachorro, pois contém uma substância chamada solanina.
“A batata cozida é um dos melhores remédios para combater a acidez estomacal, pois ela contém propriedades capazes de alcalinizar o ph, aliviando os sintomas da azia, má digestão, gastrite e doenças estomacais em geral. Geralmente, toma-se como suco, optando pela forma crua do alimento”, completa.
Descasque a batata-inglesa, rale e esprema até sair o leite; Tome 1 colher (sopa) em jejum ou 30 minutos antes das refeições; Este suco também pode ser consumido quando sentir os sintomas da gastrite; Tome este suco durante 2 semanas.
Como acabar com a dor Vá adicionando outros pratos aos poucos, para não irritar o estômago. Invista em comidas leves, preparadas sem muito óleo e temperos, como purê de batata, macarrão cabelinho de anjo e filé de frango grelhado.
Quem tem refluxo também pode comer a batata inglesa e a batata doce. Os tubérculos ajudam a reduzir a acidez do estômago, auxiliam na digestão, além de serem fontes de vitaminas do complexo B e C, fósforo, potássio e cálcio.
Abóbora: possui vitamina A, que auxilia na cicatrização de feridas no estômago e esôfago causadas pelo retorno do ácido gástrico.
Quase todas as cores e variedades são benéficas, mas batata-doce, folhas para saladas, cenoura, abóbora, feijão-verde e erva-doce são especialmente boas, por acalmarem o estômago e diminuírem seus níveis de acidez.
Por ser ácido o limão pode gerar queimação em pacientes que estão com esofagite ativa, mas não agrava a doença. Como regra geral sugerimos aos pacientes com refluxo que evitem frutas e alimentos muito ácidos. A minha dica é: faça um teste. Se ao consumir água com limão você sentir algum incomodo, evite.
Alimentos que deve consumir: - Vegetais em geral (folhosos, hortaliças, legumes bem cozidos, frutas não muito ácidas); - Arroz, pão torrado, biscoito e macarrão integrais; - Caldo de leguminosas (feijão);
"Couve, bertalha, rúcula e os alimentos verde escuros são ótimos porque alcalinizam o pH do estômago e equilibram a acidez", diz. Ela também indica uma alimentação mais simples, como arroz, feijão, grãos, peixe ou frango.
No início do tratamento é recomendado evitar o consumo de repolho, couve crua, escarola, alface e agrião. Caldo de feijão: O grão do feijão deve ser evitado, pois eles fermentam, mas o caldo tem uma fácil digestão e apresenta os mesmo nutrientes que o caroço.
Caldo de feijão Além de ele ser facilmente digerido, você pode aproveitar os nutrientes que o feijão oferece e ainda matar a vontade, já que o gosto do caldo não se modifica quando separado do grão. Sopas de legumes e canjas também estão liberadas.
Faça o mesmo com refrigerantes, sucos industrializados e frituras. Ah, e tome cuidado com as cítricas, elas são muitas e normalmente acompanham diversas receitas. As mais comuns são laranja, tangerina, uva, limão, abacaxi, acerola, morango, kiwi, ameixa, maracujá, caju, jabuticaba, romã e frutas cristalizadas.
Para algumas pessoas, o feijão pode causar flatulência, dor de estômago e inchaço abdominal. Isso se deve à presença de açúcares chamados oligossacarídeos, que podem causar problemas digestivos.
Alimentos que devem ser Evitados: Frituras; Café, chá mate e preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou gasosas; Frutas ácidas como: laranja, maracujá, abacaxi e limão.
Álcool: bebidas alcoólicas são muito agressivas para a mucosa do estômago. Fritura e embutidos: embutidos contêm uma grande quantidade de corantes e conservantes, enquanto as frituras possuem uma quantidade muito elevada de gordura, o que pode piorar a inflamação no estômago.
Coloque no prato: