A alfabetização tecnológica engloba esses dois grupos. A alfabetização tecnológica envolve três habilidades do professor, sendo elas, o conhecimento técnico, o conhecimento pedagógico e o conhecimento crítico da tecnologia que pretende usar.
É importante entender que letramento e alfabetização digital são capacidades diferentes. Explicando de uma forma simples, o alfabetizado é aquele que sabe como acessar a internet e fazer uma pesquisa no Google, por exemplo. ... O indivíduo que tem a competência do letramento digital apresenta um conhecimento mais amplo.
Listamos, abaixo, alguns exemplos de novas práticas que os educadores já estão trabalhando em sala de aula com os alunos.
Letramento digital diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em plataformas como e-mails, redes sociais na web, entre outras.
Alfabetização é um processo de aprendizagem no qual o indivíduo desenvolve a competência de ler e escrever, enquanto que o letramento se ocupa da função social dessa leitura e dessa escrita.
A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais. Então, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita.
LETRAMENTO DOCENTE: LEITURA E ESCRITA DO MUNDO E DA ESCOLA Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à capacidade de usá-la conscientemente como letramento.
Já o segundo termo, letramento, relaciona-se ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita, nas situações em que é necessário ler e produzir textos reais. ... As atividades interativas organizadas pelo professor, com base em práticas sociais, devem contemplar a reflexão sobre a escrita.
O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.
5 dicas de como formar bons leitores na educação infantil
6 maneiras de incentivar a leitura em sua escola