Entre as numerosas aplicações da derivada podemos citar problemas relacionados à: tempo, temperatura, volume, custo, pressão, consumo de gasolina, ou seja, qualquer quantidade que possa ser representada por uma função.
Observe a seguinte equação: f(x,y)=x²+y² e, portanto a curva de nível será o gráfico da equação x²+y² = k.
Assim, o arado tem que ficar inclinado com a parte de trás mais para baixo em relação à parte da frente comece a cortar o terreno jogando a terra da parte de cima para a parte de baixo até o final da curva nível. Volte cortando a terra jogando de baixo para cima.
4 – Formando a curva em nível Pegue a mangueira já com água e os piquetes. Em seguida, coloque a ponta da mangueira no primeiro piquete que já está colocado no terreno e procure o mesmo nível da mangueira para fincar outro piquete a 30 metros. Repita o procedimento até o fim do terreno.
O plantio em curvas de nível, conhecido também como plantio em contorno, é a produção organizada usando linhas que têm diferentes altitudes de acordo com o terreno. Trata-se da medida mais básica que visa à conservação do solo. Ele se opõe ao chamado plantio “morro abaixo”, o qual não respeita as curvas de nível.
Para inserir o arquivo de topografia no SketchUp, basta ir no menu Arquivo > Importar.… e selecionar a opção DWG. Ao carregar suas curvas de níveis no SketchUp, você verá somente as linhas, pois ainda precisamos criar a malha. Para essa função vamos utilizar a ferramenta caixa de areia.
Para a criação do terreno vamos nos concentrar na primeira ferramenta, A partir de contornos. Se você clicar na ferramenta será exibida uma mensagem: Antes de utilizar esta ferramenta, primeiro você deve selecionar os contornos que deseja usar para criar a caixa de areia.
Para começar basta abrir o Google Earth e enquadrar a zona que querem, certifiquem-se que está orientado a norte.
Visualizar o perfil de elevação de um caminho