Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.
Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.
Em síntese, um período composto por coordenação é formado por orações coordenadas; um período composto por subordinação é formado por uma oração principal e outra(s) subordinada(s); e um período composto por coordenação e subordinação possui os dois tipos de relações.
substantivo feminino Organização; ação de coordenar, de organizar, de concatenar vários elementos, atividades, serviços: a coordenação das atividades da escola. [Por Extensão] Relação de cooperação harmoniosa observada entre músculos: coordenação motora ou muscular.
“Por subordinação entende-se um estado de dependência real criado por um direito, o direito de o empregador comandar, dar ordens, donde nasce a obrigação correspondente para o empregado de se submeter a essas ordens.”
O período composto por coordenação apresenta simplesmente duas ou mais orações independentes. Dito de outra forma, uma oração coordenada não exerce uma função sintática em relação à outra oração do período. ... As orações coordenadas que não são ligadas por conjunções são chamadas de assindéticas.
No período composto por coordenação a oração não exerce função sintática com relação a outras orações, ou seja, ela é independente ou absoluta. Exemplos: Acordei/, tomei café/ e apanhei o ônibus. Viu o filme,/ mas não compreendeu o enredo.
As orações coordenadas assindéticas são aquelas que não possuem em sua estrutura a presença de conjunções.