Interação entre animais e ambiente auxilia na compreensão de comportamentos. É de conhecimento da comunidade acadêmica que o zebrafish é um dos modelos de pesquisa mais parecido com o ser humano e, por isso, tem sido utilizado em estudos que analisam o comportamento frente à várias situações.
Resposta. Resposta: A importância vem por questão de sobrevivência, tanto fugindo de predadores como caçando presas.
As zoonoses são enfermidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, representando uma importante ameaça à saúde e ao bem estar da população.
Zoonoses são doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores, por exemplo, podem servir como hospedeiros definitivos ou intermediários desses agentes infecciosos.
As mais comuns são: Brucelose, raiva, salmonelose, listeriose, tuberculose, toxoplasmose, leptospirose, sarna, hidatidose, larva migrans cutânea (bicho geográfico), febre amarela, dengue, tifo, malária, doença de Chagas, etc. É importante ter cuidado com animais doentes e com os produtos de origem animal.
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Diferem dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, entre outros), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo, porcos, entre outros).
São chamados de espécies sinantrópicas, devido à convivência com o homem, contra a vontade dele. Algumas espécies de roedores adaptam-se melhor às condições ambientais criadas pelo homem, principalmente os murídeos (Rattus e Mus), também chamados de roedores sinantrópicos comensais.
Nesse caso, os tardígrados são os primeiros animais multicelulares a colonizar o ambiente. Eles se alimentam de micróbios que vivem por ali". A partir dai, os tardígrados acumulam elementos essenciais para a vida, como nitrogênio, carbono e fósforo, e conseguem sobreviver.
Resposta: