Pirâmide alimentar: conheça os 8 grupos de alimentos e monte dietas mais saudáveis
Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes
Classificação dos nutrientes Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.
- Gorduras, óleos e açúcares (vitamina E, ácidos graxos essenciais, carboidratos, porém são ricos em calorias e devem ser utilizados esporadicamente).
( 3 ) proteínas. ( ) são a principal fonte de energia para o corpo. são encontrados em alimentos como açúcar, pães, macarrão, batata e mandioca. ( 4 )vitaminas ( ) também fornecem energia ao corpo, são encontrados em alimentos como óleo, leite e amendoim.
Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.
Resposta. Resposta:Vitaminas do complexo B e C, minerais como Ferro, Zinco e Magnésio, grande quantidades de carboidratos.
O pão também contém proteínas e quantidade reduzida de gorduras. Os grãos de cereais são ricos em fibra e fornecem micronutrientes essenciais, incluindo vitamina do grupo B (ex.: tiamina, niacina e folato) e minerais (ex.: ferro, zinco e magnésio), encontrados sobretudo no farelo, a parte exterior do grão.
Pães, assim como massas, batatas, mandioca e cereais, são alimentos ricos em carboidratos. Geila Felipe, nutricionista da Fiocruz e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da região Sudeste, explica que os carboidratos são a base da nossa alimentação e a primeira fonte de energia que o nosso corpo usa.
vitamina C
Benefícios do suco de batata crua
Os altos índices de carboidratos encontrados na batata fazem esse vegetal carregar a fama um tanto quanto injusta de "alimento que engorda". Mesmo quem quer perder peso ou não quer ganhar quilos, pode incluir a batata no cardápio.
Mais ainda, comer batata - cozida ou assada - não só é permitido, como pode de facto ajudar a emagrecer enquanto aumenta a massa muscular e a força.
Embora muitas pessoas acreditem que devem deixar de comer batata para tentar perder peso, a batata por si só não pode ser considerada uma vilã. Quando consumida dentro de uma alimentação saudável e de forma equilibrada, a batata pode – e deve – estar presente na nossa alimentação sem problemas.