Ainda nos anos 20, surgiram as famosas geladeiras a querosene. O combustível aquecia uma mistura de água com amônia. Essa se desprendia, sendo forçada, em estado gasoso, a passar por uma serpentina, num processo semelhante ao anterior. A máquina continua a ser usada onde não há eletricidade.
No interior de cada refrigerador existe uma serpentina oculta (evaporizador) onde circula um gás muito frio (-37 °C). O calor dos alimentos é transferido para este gás que vai aquecendo à medida que percorre a serpentina.
Elas utilizam o gás de cozinha como fonte de energia. Seu sistema de trocas de calor se dá com o gás de amônia e tem seu fluxo provocado por uma chama alimentada pelo gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e é totalmente silencioso. Este silêncio se dá pelo fato de a geladeira não possuir compressor e sim resistência.
Descarte de geladeira Ecoassist Por fim, conforme citado, por ser um aparelho comumente grande, uma ótima opção de descarte é entrar em contato com uma agência especializada no Descarte Ecológico de resíduos sólidos.
Guarde o produto a ser descartado na caixa e procure por um local de coleta. O recomendado é procurar um posto de coleta apropriado para lixo eletrônico. Mas se na sua cidade você não souber de nenhum estabelecimento, uma boa alternativa é tratar os aparelhos descartados como lixo reciclado.
Procure no site da sua prefeitura o Ecoponto mais perto de você. Algumas cidades também têm empresas que recebem doações, como o Exército da Salvação. O serviço vai até a casa dos clientes, retira sua geladeira, televisor ou impressora, por exemplo, que não funciona mais, e encaminha os itens para bazares beneficentes.
Após anos de utilização, ao ter sua vida útil atingido o fim, ou ao apresentar algum defeito, os fogões enquadram-se no grupo de resíduos sólidos quando descartados. Contudo, devido ao seu tamanho e, também, à complicação de descartá-lo em lugares apropriados, são deixados em aterros sanitários ou abandonados nas ruas.
O problema ambiental pode ser evitado com o sistema de Logística Reversa de alguns fabricantes ou Descarte Ecológico da Ecoassist. Ao contrário da coleta seletiva da prefeitura ou ponto de coleta de fabricantes, atuamos com retirada de fogão velho à domicílio em território nacional.
Como descartar uma TV antiga Se a TV estiver em boas condições e o usuário apenas deseja troca-la por uma mais moderna, é possível: Doa-la para outra pessoa, uma empresa ou uma instituição; Vendê-la ou troca-la por um outro bem de consumo; Entrar em contato com o fabricante, para que este faça a logística reversa.
A primeira opção é o reuso, quando peças em funcionamento são utilizadas no conserto de outros aparelhos. O segundo caminho é a reciclagem, destino de fios, metais ferrosos e não-ferrosos, alguns tipos de plástico e de borracha.
Doar ou vender os componentes internos Dependendo das condições do aparelho, existem algumas assistências especializadas em recondicionar modelos mais antigos ou avariados. Nesse caso, pode valer a pena pesquisar se alguma delas pode te ajudar nesse processo.
Centro de entretenimento. Mesmo depois de velhinho, o seu smartphone ainda pode te entreter. Instale jogos, veja filmes e ouça músicas no seu aparelho antigo e libere espaço e bateria do seu aparelho novo, tudo na palma da sua mão. Conecte-o via bluetooth ou um cabo auxiliar e acesse tudo na sua TV, rádio ou computador ...
Utilidades para o seu antigo celular
Se você tem um smartphone Android, aqui estão cinco dicas (inspiradas nesta lista do Android Central) para você aproveitar melhor a câmera do seu celular.
9 dicas do modo manual da câmera do seu celular para fazer fotos melhores
A terceira lente é do tipo teleobjetiva e tem zoom óptico de 2x, o que auxilia a aumentar a profundidade de campo, obtendo o famoso efeito bokeh, em que um objeto ou pessoa ficam focados e o fundo fica desfocado. ... Finalmente, a quarta câmera auxilia a aumentar a profundidade de campo, aperfeiçoando o efeito bokeh.