Perda transitória da consciência – desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca. É causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro.
O desmaio, que cientificamente é conhecido por síncope, é a perda da consciência que leva à queda e, geralmente, antes de desmaiar surgem sinais e sintomas, como palidez, tontura, suores, visão turva e fraqueza, por exemplo.
A síncope vasovagal pode ser induzida por dor intensa, calor forte, por ficar em pé durante muito tempo, por medo ou estados de ansiedade intensa.
A recuperação do volume coletado ocorre aproximadamente 24 horas após a doação. Já a recuperação das hemácias (que contem a hemoglobina) é mais lenta e pode levar de 6 a 8 semanas.
É CONTRAINDICADA A SUSPENSÃO DE MEDICAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE. 48 horas após a suspensão do medicamento pelo médico assistente e avaliado caso a caso.
5. Se, após deixar o banco de sangue, você sentir mal-estar, tontura, fraqueza e sensação de que vai desmaiar, sente-se em qualquer local e coloque a cabeça entre os joelhos ou então, deite imediatamente no chão com as pernas elevadas.
Após a doação de sangue, é necessário ter alguns cuidados, como: