Leite Caseiro para Gatos Recém-Nascidos
Se o gato for recém nascido, o melhor leite para ele é Max Milk Gatinhos Substituto do leite materno. Um alimento que oferece toda a nutrição que o seu filhote precisa nessa fase. Contém cálcio, fósforo e é ideal para nutrir o gatinho recém-nascido; além, claro, de um sabor todo especial!
A alimentação do gatinho vai ser composta de leite até o desmame. Leite maternizado é uma boa pedida. Ele deve ser preparado logo antes de ser dado ao gato, e a alimentação deve ocorrer através de mamadeiras esterilizadas, com bico fino e comprido, ou seringas. Cada gato recém-nascido deve ter sua própria mamadeira.
Leite de vaca não é indicado Na falta da mãe, o filhote de gato abandonado vai precisar de suplementos alimentares. O mais indicado é buscar por leite próprio para recém-nascidos, facilmente encontrado em pet shops. Leite de vaca não é indicado, pois tanto cães quanto gatos costumam ser intolerantes à lactose.
Se notar que a sua gata rejeita um dos filhotes ou a sua ninhada completa, não hesite em falar com o seu veterinário. Se os filhotes estiverem saudáveis, você deverá assumir a responsabilidade de se converter na sua mãe substituta durante as primeiras semanas.
Coloque nos seus dedos 2 ou 3 gotinhas de shampoo para gatos (se não tiver, use sabão de glicerina) e faça espuma para depois passar nas regiões que molhou. Assim, você conseguirá eliminar restos de urina e fezes que possam ter ficado coladas.
Gatos com peso entre 4 e 6 kg: a quantidade ideal de ração pode ser entre 40 e 80 gramas por dia; Gatos com peso entre 7 e 9 kg: a quantidade ideal de ração pode ser entre 60 e 100 gramas por dia; Gatos acima dos 10 kg: a quantidade ideal de ração pode ser entre 80 e 120 gramas por dia.
Quantidade de ração ideal para gatos castrados
O especialista explica que todo bichano deve ir ao banheiro, pelo menos, uma vez ao dia. “Diariamente, o tutor deve encontrar fezes na caixinha de areia”, comenta. Porém, de acordo com o veterinário, mesmo pets saudáveis podem passar um ou até dois dias sem fazer suas necessidades, dependendo da dieta e dos hábitos.
Se o seu gatinho estiver com dificuldade para fazer as fezes, certifique-se de que está oferecendo a quantidade ideal de fibra e ofereça mais água para ele. Caso o bichano não se interesse pelo líquido, você pode dar para ele em uma seringa, pois é muito importante que ele se mantenha hidratado.
A maioria dos animais evacua uma ou duas vezes por dia, mas cada um tem suas particularidades, cães e gatos são diferentes; portanto, ir com mais ou menos frequência pode ser normal. Converse com o veterinário se: Seu pet está fazendo cocô com mais ou menos frequência do que o normal.
Os gatinhos não sabem fazer as necessidades sozinhos (a mãe-gato os lambe) e precisam da sua ajuda. Normalmente eles vão urinar todas as vezes que forem estimulados, mas defecar nem sempre. Porém, fique atento: eles não podem ficar 3 dias seguidos sem defecar. Se isso acontecer, procure um veterinário urgente.