Como fazer drenagem linfática em casa
Vários autores já a descreveram, entre eles Albert Leduc e Emile e Astrid Vodder. A primeira diferença entre os dois está no tipo de movimento usado. Vodder utiliza uma combinação ampla de movimentos passivos e técnicas manuais de drenagem linfática.
Emil Vodder nasceu em Copenhague em 20 de fevereiro de 1896. Na Universidade de Copenhague ele se interessou por biologia, mineralogia e botânica e citologia, ingressando posteriormente no curso de medicina. Ao contrair malária, Vodder teve que interromper seus estudos médicos perto do fim do 8o semestre.
Albert Leduc foi aluno dos Vodders na Belgica. Para Leduc, o assunto parecia coerente, mas sem muita base cientifica. Isso lhe motivou a pesquisar mais a respeito do sistema linfático. Suas pesquisas o levaram a conclusão de que o sistema linfático era composto por órgãos e tecidos linfoides.
A técnica de drenagem linfática proposta por Vodder preconiza a utilização de uma pressão suave, lenta e repetitiva em que não há deslizamento do tecido a ser tratado e sim a ação de “empurrar e relaxar” o tecido subcutâneo em duas fases diferentes de toque.
Manobras básicas da drenagem linfática: técnica de Vodder
A técnica de Leduc é fundamentada em todo caminho dos coletores linfáticos e linfonodos, utilizando duas manobras básicas: de captação ou reabsorção e manobras de evacuação ou demanda. Na captação, os dedos fazem pressões sucessivas, direcionados pelo punho num movimento circular.
Pressione a região dos ossinhos dos quadris três vezes de cada lado. Com as mãos sobrepostas, faça movimentos circulares ao redor do umbigo cinco vezes. Depois, dê beliscões em toda a barriga até ficar vermelhinha para estimular a queima de gordura.
Portanto, ao usar o aparelho, faça movimentos circulares nas coxas e abdômen, espalhando um pouco do produto suavemente. Procure realizar esse processo pelo menos duas vezes na semana. Ajuda muito!
Como saber se a Drenagem Linfática está sendo aplicada de forma correta? É simples! Se há hematomas, a massagem não está sendo feita da forma correta. A Drenagem é uma massagem com leve pressão e movimentos repetitivos, caso haja hematomas significa que algum vaso sanguíneo foi rompido.
O resultado de uma massagem bem-feita, seja ela modeladora, drenagem linfática etc., dura, normalmente, de dois a três dias, pois esse é o tempo que o sistema linfático leva para desacelerar e voltar ao que era antes. Por isso, o interessante é fazer as massagens por duas ou três vezes por semana.
Quando realizada após o treino ou esportes, pode trazer mais benefícios, uma vez que a Drenagem auxilia a circulação sanguínea, permitindo que os metabólitos produzidos durante a atividade sejam dissolvidos, o que previne nódulos e lesões musculares.
É normal sentir dor ou ficar com hematomas? Não. A drenagem deve ser aplicada com movimentos de pressão suave, rítmica e precisa. O surgimento de hematomas ou sensação de dor indica que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento de vasos e capilares venosos.
Substâncias como o sangue, soro e secreções podem acumular e o organismo talvez não seja capaz de expelir, causando um inchaço.
Como é feita a massagem modeladora Pode haver dor, mas não deve ser algo excessivo. Não deve haver hematomas nas regiões em que a massagem for feita, isso indica que o procedimento foi executado de forma errada, com muita pressão na região.
Beber água antes e depois da drenagem linfática ajuda a reduzir a retenção dos líquidos e facilita na eliminação das toxinas do organismo. Portanto, beber a quantidade de água adequada diariamente é fundamental para manter-se saudável e contribuir no funcionamento do sistema linfático.
Pode ser preparado adicionando 2 colheres de sopa da erva em 1 litro de água fervida.
A drenagem linfática ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, porque, através das massagens, ajuda drenar líquidos e toxinas até aos gânglios linfáticos, facilitando a sua eliminação.
A drenagem linfática pós cirúrgica ajuda a reduzir o tempo de cicatrização da lesão, além de tratar edemas e dores provenientes do processo. No caso de cirurgias plásticas, é indicada pelos próprios cirurgiões como tratamento complementar, até porque ajuda a otimizar os resultados.
O preço de uma sessão de drenagem linfática pode variar bastante de acordo com a clínica, com a localidade e o profissional. Em média, cada sessão custa em torno de R$ 40 a R$ 100, podendo ser ainda mais cara.
A quantidade de sessões de drenagem linfática pode variar de acordo com o procedimento realizado e a tendência do organismo a reter líquidos. Normalmente são indicadas de 20 a 30 sessões no pós-operatório da lipoaspiração, sendo que os intervalos podem variar de acordo com a indicação do profissional responsável.
A gordura eliminada pela lipoaspiração sempre volta, mas em outras partes do corpo, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. O corpo pode compensar em um ano o que normalmente é removido das coxas e quadril, repondo nos ombros, braços e barriga.
Lipoaspiração: acabe com o edema
A intensidade do inchaço e o tempo que ele demora para passar pode variar muito de uma pessoa para outra e de acordo com a forma como ele foi tratado. No caso da lipo, pode durar um pouco mais que os outros. Geralmente, o inchaço desaparece entre 4 a 6 semanas, podendo perdurar ainda por cerca de 6 a 8 meses.