Muitos movimentos importantes no pensamento e na 25 Page 26 A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE cultura ocidentais contribuíram para a emergência dessa nova concepção: a Reforma e o Protestantismo, que libertaram a consciência individual das instituições religiosas da Igreja e a expuseram diretamente aos olhos de ...
da diversidade insere-se na dialética de um campo complexo de problematização, fluidez e polifonia que constitui as identidades e alteridades da pós-modernidade. Não existe garantia no campo das identidades pós-modernas (sexuais, étnico-raciais, de gênero, de classe social).
Da mesma perspectiva que Bauman, mas interessado na identidade cultural, Stuart Hall (2006) apresenta o conceito do que denomina "identidades culturais" como aspectos de nossas identidades que surgem de nosso "pertencimento" a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais.
Hall (2000) define o sujeito pós-moderno como aquele que vive na era em que as identidades são formadas e transformadas continuamente com influência nas formas que entram em contato com o indivíduo proveniente de sistemas culturais. Ela é definida historicamente e não biologicamente.
Trata-se de um dos três ensaios do livro Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais, o qual trata da questão da identidade e da diferença – centro da teoria social e da prática política hoje.
Segundo Bauman (2005), as comunidades virtuais criam apenas uma ilusão de identidade e um simulacro de comunidade. Tampouco, elas podem dar substância à identidade pessoal, pois elas tornam mais difícil para a pessoa chegar a um acordo com o seu próprio eu.
O que está em jogo na questão das identidades Nenhuma identidade singular, por exemplo, de classe social, pode alinhar todas as diferentes identidades com uma ''identidade mestra''única, abrangente, na qual possa, de forma segura, basear uma política.
Ver também
Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.
Resposta. sim pois quem não valoriza não se identifica como cidadão,temos que valorizar as nossas identidades!২৮ মার্চ, ২০১৫
É nessa interação com o meio e com outros, que a socialização interfere na construção da identidade do indivíduo. 'Aprender a ser' direciona para a postura profissional, ou seja, para os valores formados na família, na escola, etc.
A socialização é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, pois desde a infância é a partir do contato com o seu meio social que o indivíduo poderá desenvolver suas habilidades e obter conceitos de regras e ética.
É através da sociedade que o mesmo desenvolve os valores, direitos e deveres. ... A sociedade é um fator de suma importância para a formação do indivíduo. Todo homem tem necessidade de viver em uma sociedade, pois ela vai impor os limites, deveres e fazer com que ele adquira noção do que é o mundo em que vive.