Educação na saúde, de acordo com o glossário eletrônico da BVS12, consiste na produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular.
A educação para a saúde pretende aumentar os conhecimentos dos indivíduos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam uma melhor aprendizagem, ampliando os seus conhecimentos e desenvolvendo competências que permitam melhorar a saúde individual e da comunidade envolvente.
As ações de educação em saúde são inte- grantes do processo de transformação no modo de agir na saúde, para mudanças de conceitos, para além do curativo. Para tanto, o processo educativo deve estar presente nas atividades prestadas pela Estratégia Saúde da Família nas comunidades.
As funções educativas do enfermeiro estão relacionadas aos usuários durante consultas, visitas domiciliares e em trabalhos de grupo, visando à autonomia individual em relação à prevenção, promoção e reabilitação da saúde; à discussão com grupos organizados da sociedade (grupos de sem-terra, associação de moradores, ...
A ação educativa muitas vezes resume-se a técnicas e metodologias que façam os educandos desenvolverem habilidades tornando-se assim uma ação técnica. ... cuidados (sustento, manutención), la disciplina y la instrucción, juntamente con la educación.
O enfermeiro exerce um papel relevante frente às ações educativas, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Sua inserção colabora para a melhoria da qualidade de vida do usuário.
AÇÕES EDUCATIVO-PREVENTIVAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO: Atividades realizadas nas empresas utilizando estratégias pedagógicas que trabalham a informação de uma forma educativa, interativa e participativa junto aos trabalhadores e trabalhadoras das indústrias cearenses.
Ou seja, a partir dessa análise particular dos riscos de cada empresa, é possível compreender que as ações educativas em segurança do trabalho, se bem direcionadas, podem contribuir para a minimização dos riscos de acidentes e doenças ocupacionais, bem como solucionar uma situação existente.
1. Gostar de atender pessoas. As profissões da área da saúde cuidam e atendem pessoas. Para isso, é necessário ter um bom relacionamento interpessoal, ou seja, saber ouvir e conversar com o próximo, prezar pelo respeito e ter habilidade para lidar com diferentes pessoas.
O processo de educação em saúde na escola traz como resultante, para a comunidade envolvida, novos conhecimentos, habilidades e destrezas para o cuidado com a saúde e para a prevenção de doenças e de condutas de riscos; fomenta a análise crítica e reflexiva sobre os valores, condutas, condições sociais e estilos de ...
O enfermeiro é um educador por natureza, pois ele é responsável por orientar os pacientes em prol da prevenção de doenças e da promoção da saúde. Mais além de desenvolver atividades de educação em saúde atendendo necessidades sociais, atua como docente em diversos níveis de educação escolar.
Nesse contexto, as competências necessárias para desenvolver ações em promoção da saúde abrangem valores (equidade, justiça social, ética, autonomia de indivíduos), habilidades (seus princípios conceituais) e conhecimentos que são listados em 47 competências e 9 domínios.
Para que o profissional de saúde possa atingir com excelência seu desempenho nas práticas educativas, requer que o mesmo possua proximidade com a realidade com a qual será objeto de trabalho, além de possuir visão crítica da sua atuação, bem como reflexão do seu papel como educador (FERNANDES et al., 2010).
A formação e a qualificação dos profissionais da saúde devem visar ao desenvolvimento de habilidades e competências para realizar um diagnóstico situacional das condições de vida e de saúde dos grupos sociais em um dado território, planejar intervenções em saúde capazes de enfrentar os determinantes do processo saúde- ...
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde define-se por um estado dinâmico de bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência de doenças. São considerados profissionais da saúde toda pessoa que trabalha em uma profissão relacionada às ciências da saúde.
Profissionais da área da saúde: quais são as características indispensáveis?
Uma equipe de cuidados hospitalares inclui muitos profissionais diferentes.
Biomedicina, Estética, Farmácia, Fonoaudiologia e Nutrição também são ocupações que promovem a saúde e o bem-estar — sem esquecer da Educação Física e da Medicina Veterinária! Se você tem um perfil solidário e muita vontade de ajudar o próximo, não perca tempo: invista na carreira certa para você!
Confira os cinco principais pontos necessários, para trabalhar em hospitais referenciados.
7 melhores cursos técnicos para fazer na área da saúde
Os 6 melhores cursos para quem quer trabalhar em hospital
Para atender a essas demandas, surge o concierge no ambiente hospitalar, o qual é um profissional que fornece serviço individualizado, realiza visitas diárias aos pacientes, coordena e faz os devidos encaminhamentos aos pedidos dos clientes, relacionados aos diversos setores e áreas no hospital.
Hotelaria hospitalar é um conjunto de diversos serviços que visam ajudar nos cuidados de pacientes que se encontram em hospitais. Os principais objetivos são prezar pelo bem-estar, segurança, valores e conforto do enfermo.
No cargo de Concierge se inicia ganhando R$ 1.
A Saúde Concierge oferece um serviço de home care diferenciado, realizado por profissionais de saúde altamente especializados, e utiliza um sistema tecnológico avançado para atender a quaisquer demandas relacionadas à saúde das pessoas por um preço justo.