Portanto, descriminar é o mesmo que “absolver de um crime”, “inocentar”. A esse verbo, corresponde o substantivo descriminação, e não descriminalização. Exemplo: Alguns deputados lutam para descriminar o aborto. Discriminar significa “distinguir”, “discernir”, “separar”.
Discriminação: a discriminação significa "fazer uma distinção, diferenciação" que pode ter sua origem no preconceito e se refere a tratar alguém ou um grupo de pessoas de uma forma diferente, por motivos preconceituosos.
Fico confuso ainda na aplicação correcta. Discriminar (do latim "discriminare") significa distinguir, separar, diferenciar, segregar. Segregação racial = discriminação racial. Descriminar (des + criminar – verbo sinónimo de incriminar) significa tirar a culpa a outrem, declarar inocente, absolver.
Estabelecer diferenças: 1 distinguir, diferenciar, diferençar, discernir. Segregar: 2 apartar, afastar, isolar, marginalizar, segregar, separar.
Infligir: O verbo infligir significa aplicar um castigo, uma pena, decretar, submeter, sujeitar, causar, entre outros.
1. Estado de escravo; cativeiro. 2. [Figurado] Servidão; sujeição; falta de liberdade.
Tipos de discriminação
Resposta. Resposta: Preconceito- é uma opinião feita de forma superficial em relação a determinada pessoa ou grupo. Discriminação- tratamento injusto ou negativo de uma pessoa ou grupo, por ela pertencer a certo grupo.
A forma preferencial de escrita da palavra é preconceito, escrita de forma junta, sem hífen. ... Há uma tendência generalizada para a distinção dos termos preconceito e pré-conceito, sendo o preconceito caracterizado como uma intolerância ou discriminação e o pré-conceito como um juízo antecipado ou uma ideia preconcebida.
Para que se caracterize a discriminação indireta é prescindível o elemento volitivo, ou seja, não é preciso que haja dolo, manifestado na intenção de discriminar. Distingue-se da discriminação direta, que é explícita e pode ser verificada de forma objetiva, a partir da análise do conteúdo do ato discriminatória.
Com a Constituição de 1988, preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3º, IV), tais como a prática do racismo, constituíram-se juridicamente em 'crimes inafiançáveis e imprescritíveis', sujeitos à pena de reclusão nos termos da lei (art. 3º, XLII).
Tipos de racismo
O preconceito pode ocorrer para com uma pessoa ou um grupo de pessoas de determinada afiliação política, sexo, género, crenças, valores, classe social, idade, deficiência, religião, sexualidade, identidade de género, raça/etnia, linguagem/língua, nacionalidade, beleza, ocupação, educação, criminalidade, apoio a uma ...
Em estádios e quadras de todo o país, ao menos 69 profissionais da cadeia esportiva foram alvo de discriminação racial, LGBTIfobia, machismo e xenofobia em 2017. Também no ano passado, oito atletas brasileiros passaram por algum tipo de hostilidade ao participar de competições no exterior.