Você já ouviu falar em avaliação processual? Sinônimo de avaliação formativa ou contínua, ela indica a prática de examinar a aprendizagem ao longo das atividades realizadas em sala de aula: produções, comentários, apresentações, criações e trabalhos em grupos.
Em meu entendimento, há quatro tipos de avaliação nas escolas atuais: a avaliação diagnóstica, a formativa, a comparativa e a somativa.
A avaliação formativa tem como função o acompanhamento do aluno e deve ser realizada durante todo o período letivo. Para verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos pela disciplina.
Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo.
Quais são os principais tipos de avaliação da aprendizagem?
A avaliação como instrumento a serviço da aprendizagem do aluno deve contribuir para a análise e para a decisão de quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino. ... A constatação é o princípio, é o ponto em que atribuímos uma qualidade (positiva ou negativa) ao que está sendo avaliado.
Avalia-se para construir conhecimento sobre a própria realidade da Instituição, identificando pontos fracos, pontos fortes e potencialidades, além de compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
2. Diversificação dos instrumentos de avaliação de aprendizagem é importante
A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.
Os passos para fazer uma avaliação da aprendizagem em EAD
A avaliação em educação a distância deve considerar o desempenho dos alunos, a eficiência e eficácia dos cursos e requer uma mudança de comportamento de ambos, de modo que se adaptem a essa nova modalidade educacional que objetiva a democratização da oferta de ensino em todos nos níveis de escolaridade.
4 principais tipos de avaliação em EAD
Já, para os gestores, os principais problemas são também o atraso de pagamentos e o risco de evasão de alunos, assim como garantir os recursos tecnológicos para a realização das aulas e da aprendizagem remota.
5 desafios da educação a distância no Brasil
Vantagens
Dentre os principais desafios da avaliação educacional está o desafio de ser justo com o indivíduo avaliado, haja vista que nem sempre uma prova significa o resultado final de toda uma vida educacional.
Introdução. Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares. ... Fatores como esses podem ser preponderantes para dificultar a aprendizagem do aluno ...
São elas a avaliação diagnóstica, avaliação formativa, avaliação somativa, avaliação escrita, auto-avaliação e avaliação cooperativa. A avaliação diagnóstica deve acontecer no início de cada ciclo ou ano letivo, pois assim fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades que serão realizadas.
A avaliação somativa está preocupada com os resultados das aprendizagens. Ela pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias sequências do trabalho de formação. Essa modalidade avaliativa sintetiza as aprendizagens dos alunos tendo por base critérios gerais.
Já a avaliação somativa, ou classificatória, tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao fim de um curso ou unidade de ensino. ... Essa avaliação acontece ao fim do bimestre, trimestre, semestre ou do ano, e é organizada na forma de uma nota (ou conceito) como métrica de aprendizado.
As avaliações somativas são essenciais para informar e situar os estudantes da escola como um todo. Enquanto a avaliação formativa é utilizada para um processo contínuo e longo, onde o erro não é nada mais que um fator que faz parte do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
É com a avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática. ... Para Bloom (1983), a avaliação somativa "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso".
Essa avaliação é usada para medir a aprendizagem do aluno durante alguma aula, de modo informal e valendo pouca nota. Um exemplo de avaliação formativa se faz aplicando uma palestra em que os alunos possam apresentar o que compreenderam sobre determinado assunto.
Quais os instrumentos de avaliação formativa?
As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar) A avaliação é um processo complexo com o qual todos os educadores lidam constantemente.
A avaliação formativa contribui para que os alunos aprendam, porque os ajuda a desenvolver as estratégias necessárias para a aprendizagem; coloca ênfase no processo de ensino e aprendizagem, tornando os alunos participantes desse processo; possibilita a construção de habilidades de auto-avaliação e avaliação; ajuda os ...
A avaliação formativa propõe o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens do aluno. O resultado desse acompanhamento são informações que alimentam e direcionam de forma significativa a ação pedagógica, aproximando de maneira considerável professor e aluno.
Considerando aspectos da avaliação formativa, pode-se dizer que cabe ao professor elaborar instrumentos que possam coletar, da forma mais próxima do real, dados da avaliação da aprendizagem dos alunos e que esses possam traduzir uma preocupação com uma avaliação intencional e bem planejada.