substantivo feminino Linha de frente; o que se localiza à frente de; aquilo que inicia uma sequência: quando o assunto é moda, gosta de estar na vanguarda. [Militar] A parte dianteira de uma tropa ou exército. ... Movimento que apresenta conceitos novos e modernos, de conteúdo geralmente artístico: vanguarda modernista.
Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo".
As vanguardas históricas foram manifestações artísticas e literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, que vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.
A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde e significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais, compreendendo antes de todos aquilo que posteriormente seria considerado como senso comum.
Vanguardas Artísticas Europeias: Resumo