Indústrias de bens duráveis: fabricam produtos não perecíveis, tais como carros, eletrodomésticos, mobílias, entre outros. Indústrias de bens não duráveis: produzem mercadorias de primeira necessidade, como, por exemplo, alimentos, bebidas, roupas, sapatos, remédios, etc.
Produto industrializado é o resultante de qualquer operação definida no RIPI (Regulamento do IPI) como industrialização, mesmo incompleta, parcial ou intermediária.
A palavra artesanal recupera o sentido de fazer à mão, com tempo, cuidado e destreza. De uma maneira direta, a nossa velha e boa comida caseira. Aquela comida feita com ingredientes frescos, de origem conhecida, que leva tempo para pegar o tempero e chegar ao ponto certo, em que todos os processos são respeitados.
Segundo o Regulamento do IPI/2010 , é considerado produto artesanal aquele proveniente do trabalho manual realizado por pessoa natural, nas seguintes condições: quando o trabalho não contar com o auxílio ou a participação de terceiros assalariados; e.
O que os rótulos devem apresentar
Imprima informações sobre pesos e medidas. Outra informação importante que deve constar nas etiquetas dos produtos são o peso, tamanho, quantidade existente na embalagem e outras medidas. Uma lata de conservas, por exemplo, deve ter as informações de peso drenado e peso líquido separadas.