O jogo Tangram torna possível o desbloqueio em alunos que não gostam da matemática e se sentem incapazes de compreendê-la, é a mola impulsora para compor e decompor as figuras. ... É um jogo que tem um milênio, prescreve esperteza e reprodução da imagem, na qual é eficiente para o ensino da Geometria Plana nas escolas.
A lenda principal e mais difundida a respeito do surgimento do Tangram diz que no século XII um monge taoísta deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas e disse para ele viajar pelo mundo e anotar tudo que visse de belo e depois voltasse.
O tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, praticado há muitos séculos em todo o Oriente. Segundo a lenda, o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços – daí seu nome, que significa “ tábua das sete sabedorias” ou “tábua das sete sutilezas” .
O Tangram é um quebra-cabeça geométrico chinês, formado por sete peças chamadas de tans.
Estratégias e recursos da aula
Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).
Modo de fazer: a) Recorte os quadrados (gatos de Tangram), um de cada cor conforme diz a história. b) Recorte cada quadrado em 7 partes (Tangram). c) Crie cada gato em uma posição. d) Cole as partes sobre EVA preto, utilize a Cola para EVA da Acrilex.
Agora, veja passo a passo como funciona a construção do Tangram. 1º passo: Recorte o EVA ou o papel cartaz em forma de um quadrado: 2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais. Não pare agora...
Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, mas acredita-se ter sido inventado na China durante a Dinastia Song e levado para Europa por navios mercantes no início do século XIX, onde se tornou muito popular.
O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.
Ou seja, uma criança pode desenhar um quadrado sem saber descrevê-lo (quatro lados e quatro ângulos iguais). ... Também é sabido que entre 2000 e 1600 a.C. os babilônios já conheciam as figuras básicas (o retângulo, o quadrado e o triângulo) e calculavam sua área.