Mel da abelha Apis mellifera: 2 - Eucalipto: Mel relativamente escuro, rico em minerais, geralmente utilizado como expectorante. Produzido nas regiões Sul e Sudeste.
Doenças das abelhas
O ataque das formigas pode ser evitado com a colocação das colméias sobre cavaletes que possuam protetores que impeçam a subida das formigas. A utilização de chumaços de algodão ou estopa enrolados nos pés dos cavaletes e molhados com óleo queimado e a colocação de graxa também dificultam o acesso das formigas.
Geralmente, as formigas são atraídas para a colônia pelo cheiro de alimento. Sendo assim, manusear as caixas de forma cuidadosa e evitar a exposição dos potes de pólen e mel são as melhores formas de evitar os ataques.
O processo de confecção de um Cavalete 'Duplo-H' para apicultura sustentável é muito simples. Basta soldar uma das pontas da barra C na barra A, a 23 cm de altura na mesma (solda CA), e uma das pontas da barra D na mesma barra A, a 78 cm de altura (solda DA), conforme o desenho 2.
Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.
Para afastar as formigas do pote de mel, encha um pires com uma colherada de mel ou água com açúcar. Coloque o pratinho do lado de fora de casa. As formigas vão passar pelo pires antes de entrar. Caso elas consumam todo o mel ou toda a água, basta encher o pratinho novamente.
Geralmente, elas não atacam as colméias para evitar briga. Apesar de o mel ser um alimento bastante apreciado por boa parte das formigas, principalmente pelas formigas-doceiras, elas não vão às colméias para não serem atacadas pelas abelhas, que com suas mandíbulas e ferrões podem matar as invasoras.