Bom, cisto equivale a forma inativa ou também denominada forma de resistência do protozoário, enquanto o trofozoíto representa a forma ativa do protozoário. O cisto não passa por divisão celular e quando o ambiente é hostil, o mesmo desenvolve uma parede afim de garantir sua proteção.
O cisto apresenta-se como uma pequena esfera, contendo até oito núcleos (N), com corpos cromatóides finos, semelhantes a feixes ou agulhas. Tamanho de 15-20 μm. Iodamoeba butschlii. O cisto apresenta um só núcleo (N) e um grande vacúolo de glicogênio (V).
Blastocystis hominis é o agente etiológico da blastocistose. É um protozoário entérico dos seres humanos, sendo o organismo mais comumente encontrado em amostras de fezes. Estudos relatam ser o B. hominis um parasito oportunista em pacientes imunodeprimidos.
Ha autores que defendem que o Blastocystis hominis não causa infecção em imunocompetentes. Não ha consenso quanto a melhor forma de tratar: metronidazol; nitazoxanida; iodoquinol.
A balantidiose é uma protozoose, ou seja, uma doença transmissível causada por protozoários. O responsável por tal moléstia é chamado Balantidium coli, um protozoário ciliado com alto grau de complexidade. É comum encontrar este parasita em ambientes onde há criação de animais, principalmente suínos.
A Endolimax nana é um protozoário saprófita que não causa danos ao seu hospedeiro. Apesar de fazer parte da família da Entamoeba histolytica, a Endolimax nana raras vezes pode causar diarreia, cólicas e enjoos; e não oferece risco real à vida humana.
Os 3 piores parasitas do corpo humano