A grande extensão influi nas variações de temperaturas e consequentemente, fazendo do Brasil um pais plural, continental, apresentando diferentes biomas como as grandes florestas, mata atlântica, cerrado caatinga e gramíneas, gerando uma grande biodiversidade.
Resposta: A grande extensão latitudinal no Brasil implicará na diversidade de climas, contribuindo para a considerável biodiversidade que temos no país. A consequência da grande extensão longitudinal (sentido leste-oeste) é a existência de três fusos horários.
A extensão latitudinal (de norte a sul) confere ao Brasil diversos tipos de paisagens naturais, que apresentam climas (equatorial, tropical semiárido, tropical típico, subtropical) e vegetações diferenciadas. Já a extensão longitudinal (de leste a oeste) leva o Brasil a ter fusos horários distintos.
Em extensão latitudinal, o Brasil possui os pontos extremos localizados ao norte, no Monte Caburaí, na nascente do rio Ailã, em Roraima; e, ao sul, no Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos extremos de norte a sul é de 4.
Gigante em termos de extensão territorial, o Brasil tem dimensões continentais, é o quinto maior país do planeta e, devido a essa amplitude e sua constituição histórica, o território brasileiro possui vasta diversidade social e cultural.
Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma república. Uma federação é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "estados") e unidas sob um governo federal.