Qual a função da catequese jesuítica no Brasil? Coube principalmente aos jesuítas a conversão dos índios ao catolicismo e adaptá-los ao modelo de sociedade portuguesa. ... Deseatabilizar a cultura indígena pois dessa forma terminariam as guerras entre as tribos elevando a quantidade de convertidos à religião católica.
Quando os jesuítas vieram ao Brasil, no intuito de catequizar os índios, enfrentaram diversos problemas, entre eles, a grande diferença cultural que separava os nativos do sistema educacional europeu. ... ( ) Os jesuítas implantaram as aulas régias no Brasil, que representavam aulas livres e sem sistematização.
Na verdade a importancia dos colegios jesuitas era catequista os indios eles aprenderem o idioma , a cultura e principalmente a religiao com o objetivo de acalmar e amenizar o relacionamento dos indios com os portugueses. ... Esses colegios tiveram uma enorme participaçao no escravismo no desrespeito cultural dos indios.
Em vez de simplesmente incorporarem o cristianismo, os indígenas realizaram um diálogo intercultural, modificando ou rejeitando conceitos trazidos pelos europeus. ... Durante muito tempo, historiadores enxergaram a catequização indígena como uma mera imposição, na qual o cristianismo era forçado na cultura nativa.
No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Explicação: Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. ... No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial.
Resposta. utilizavam recursos como poesia,dialogo,musica e teatro para atrair as criancas e para uma mais facil comunicação e entendimento dos indigenas.
Resposta: Resposta: Havia uma prática que consistia em, o artista nunca ter visto um índio e desenhá-lo mesmo assim por intermédio da descrição dos navegadores. Explicação: Geralmente os índios eram desenhados segurando arco e flecha e ou lanças.
Os jesuítas vieram com o Governo Geral principalmente para catequizar os índios, educa-los, salvar as suas almas, vieram também para dar uma noção de família européia aos colonos que viviam na colônia, os jesuítas temiam ainda a vinda dos protestantes e dos judeus. Obrigada!!!!
O termo interculturalidade denota a ideia de que existam possibilidades de diálogo entre culturas, portanto, podemos conceber o contato entre jesuítas e índios como um encontro intercultural, tendo em vista a comunicação estabelecida pela troca de elementos simbólicos.
Os Jesuítas catequizavam os índios para transmitir costumes, a língua portuguesa e espanhola e principalmente a verdadeira fé cristã/catolicismo. Os Jesuítas não respeitavam as crenças dos índios e costumes que eles tinham, foi um trabalho muito difícil para eles conseguirem isso.
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.
Resposta. Foi por causa das doenças que os Europeus trouxeram para o Brasil na época (Oque levou a muitas mortes indígenas) e pela maior resistência e "durabilidade" da mão de obra Africana.
Resposta: Consequência do contágio por doenças trazidas dos países distantes como a gripe, o sarampo e a varíola, que vitimaram, muitas vezes, sociedades indígenas inteiras.
Estima-se que dos 2,5 milhões de povos indígenas que viviam na região que hoje compreende o Brasil na época da chegada de Cabral, menos de 10% sobreviveram até os anos 1600. A principal razão para o despovoamento foram doenças como a varíola, que avançaram muito trazidas involuntariamente pelos europeus.
Milhares morreram no contato direto ou indireto com os europeus e as doenças trazidas por eles, pois não possuíam imunidade natural. Gripe, sarampo, coqueluche, tuberculose, varíola e sífilis são alguns dos males que vitimaram sociedades indígenas inteiras.