EQST

Onde Fica O Ocidente E Oriente?

Onde fica o Ocidente e Oriente?

Geograficamente, o Meridiano de Greenwich, a Linha do Equador de pé, divide o mundo em Oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (tcd Oeste). Mas quando falamos Oriente, assim, com mais pompa, ecos, negritos e itálicos, não estamos nos referindo apenas à divisão geográfica, mas também a religião, valores e cultura.

Qual é a origem da civilização ocidental?

Resposta. A cultura ocidental se originou na bacia do mar Mediterrâneo e seus arredores, sendo que a Grécia e a Roma antigas são frequentemente citadas como seus criadores.

Quais são os continentes orientais?

O hemisfério oriental engloba todas as áreas da Terra situadas a leste da longitude 0° e a oeste da longitude 180°, incluindo a maior parte da Europa e da África, e toda a Ásia e a Oceania, assim como parte da Antártida. Inclui todo o Oceano Índico, uma pequena parte do Atlântico e cerca de metade do Pacífico.

O que significa o termo orientalismo?

Orientalismo é um termo polissêmico utilizado tanto para definir os estudos orientais - ou seja, o estudo das civilizações orientais atuais ou históricas, especialmente do Oriente Médio e, em menor medida, do Extremo Oriente - como para designar a representação, imitação ou mistificação, segundo uma visão eurocêntrica, ...

O que Edward Said crítica em suas obras?

Em 1978 Edward Said publicou a sua obra mais conhecida, Orientalismo, na qual analisa a visão ocidental do mundo "oriental", mais concretamente do mundo árabe. Segundo o autor, o Ocidente criou uma visão distorcida do Oriente como o "Outro", numa tentativa de diferenciação que servia os interesses do colonialismo.

Porque o povo asiático tem olhos puxados?

Japoneses, coreanos e chineses são descendentes de povos que viveram na Sibéria. Japoneses, coreanos e chineses possuem uma camada de gordura embaixo na pálpebra que faz com que esse pedaço de pele se projete para a fora. É o que se chama de “olho puxado”.

Quando a Ásia foi descoberta?

A presença pioneira dos portugueses na Ásia foi responsável por muitos dos que seriam os primeiros contactos entre europeus com os países no Oriente. O ponto de partida foi o primeiro contacto a 20 de Maio de 1498 após a viagem comandada por Vasco da Gama até Calecute.

Quem descobriu o continente asiático?

As nações europeias foram responsáveis pelo processo de colonização da Ásia. O processo de ocupação e exploração do continente asiático por parte das potências europeias ocorreu no século XIX.

Quantos anos tem a Ásia?

História. O continente asiático é berço das mais antigas civilizações datadas a cerca de 4000 anos e também é o lugar onde nasceram diversas religiões monoteístas, como o cristianismo e o islamismo. As civilizações surgiram segundo as características de cada região da Ásia.

Em que ano os europeus conseguiram chegar à Ásia?

1500 - c. 1640: contributo para uma leitura global da primeira expansão europeia no Oriente.

Quando o continente asiático deixou de ser colonizado?

A descolonização asiática sucedeu quase que simultaneamente com a Segunda Guerra Mundial. Muitas colônias se tornaram independentes entre 1945 e 1950, das quais podemos citar: Índia, Paquistão, Sri Lanka, Filipinas, Indonésia, Vietnã, Laos.

Qual foi o resultado das grandes navegações?

O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492.

O que foram as grandes navegações quando elas aconteceram?

As Grandes Navegações foram navegações oceânicas realizadas ao longo do século XV que permitiram a exploração do Oceano Atlântico. ... Ao longo do século XV, Portugal organizou inúmeras expedições no Oceano Atlântico, tendo como ponto de partida a conquista de Ceuta, em 1415.

O que foi o período das grandes navegações resumo?

Grandes Navegações é o nome dado ao período da história em que os europeus lançaram-se à navegação do Oceano Atlântico. ... Os resultados foram a “descoberta” de inúmeros locais até então desconhecidos pelos europeus e a chegada ao continente americano em 1492.

Como era a vida dos navegadores e da tripulação das embarcações que realizaram as grandes navegações?

Nessas embarcações, comprimiam-se durante meses de viagem cerca de 60 homens e mais os animais destinados à alimentação, além de armas, munições, alimentos, entre outros. O cotidiano dos navegadores não era nada fácil. ... As viagens marítimas nos séculos XV e XVI eram cheias de imprevistos (que ainda hoje ocorrem).

O que foi as navegações espanholas?

A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.

Como foi o processo de expansão marítima da Espanha?

A expansão marítima espanhola ocorreu um século depois das viagens portuguesas pela costa do continente africano, devido, principalmente, à formação do Estado Nacional Espanhol ter sido realizada depois do Estado português.

Qual era a proposta espanhola durante as grandes navegações?

Na época, os reis espanhóis investem no projeto de criação de uma rota que dava acesso às Índias através da navegação do Atlântico rumo a Oeste. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em princípio, a ideia era de que a circunavegação da Terra pudesse oferecer um novo acesso ao continente indiano.

O que buscava Portugal e Espanha com as grandes navegações?

Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar às Índias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico. Os espanhóis financiaram a expedição de Cristóvão Colombo que, em 12 de outubro de 1492, chegou à ilha de Guanaani, acreditando ter encontrado as Índias.

Como os portugueses e espanhóis conseguiram navegar pelo chamado mar tenebroso?

Novos mapas foram feitos pelos mais renomados cartógrafos, além da construção das caravelas, navios leves com velas triangulares, que possibilitaram aos ibéricos enfrentar o oceano Atlântico, conhecido à época como Mar Tenebroso.

Quais são os objetivos da expansão marítima?

Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.