A Constituição formal é constituída por alguns elementos, a saber:
Sua importância , portanto, é permitir que uma comunidade de pessoas se organize e se estruture no território de um país, de modo que o poder constituído para tal organização esteja orientado a buscar o bem comum e a garantir os direitos daqueles que formam.
Ato das Disposições Transitórias: tem a finalidade de realizar a integração entre a nova ordem constitucional e a que foi substituída ou disciplina provisoriamente sobre determinadas situações enquanto não regulamentadas em definitivo em lei.
Quanto ao conteúdo de uma Constituição Federal, tem se a distinção entre formal e material. ... Tudo, o que não é Constitucional, pode ser alterado sem as formalidades referidas, pelas Legislaturas ordinárias.”১ এপ্রিল, ২০২০
§ 2º O Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, será mantido na órbita federal. A CF, ao preconizar a gestão democrática no ensino público, remeteu à lei ordinária a forma, as condições e os limites acerca do seu cumprimento.
Em relação ao modo de elaboração, a Constituição pode ser classificada em dogmática e histórica. Dogmática. A Constituição dogmática será sempre escrita e elaborada por órgão constituinte. Ela consagrará os dogmas políticos e jurídicos dominantes na época de sua elaboração.