Existe a forma aguda de duodenite, que pode ser tratada com medicamentos como antiácidos e suspensão de hábitos nocivos como uso de tabaco e de álcool, mas, também, a forma crônica em que já é percebida uma maior erosão da parede do intestino, o que requer maior acompanhamento médico para que restringir a evolução da ...
O tratamento para úlcera gástrica é feito com o uso de remédios que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos ou inibidores da acidez, como Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol ou Esomeprazol, por exemplo, mesmo durante a gravidez.
Em alguns casos, a úlcera na região do piloro pode provocar inchaço da mucosa e obstrução à passagem dos alimentos, provocando sensação de plenitude epigástrica (estômago cheio), saciedade precoce (ficar satisfeito com pouca quantidade de comida) e vômitos alimentares após as refeições.
“Fazer uso de medicamentos que diminuem a acidez gástrica e, com isso, cicatrizar a úlcera e fazer uso de analgésicos para alívio da dor” são medidas recomendadas pelo especialista. Manter uma dieta leve, sem álcool e sem bebidas gasosas também ajuda.
O omeprazol é um dos principais medicamentos indicados pelo gastroenterologista para tratar e prevenir úlceras gástricas, pois atua inibindo a bomba de prótons, que é responsável pela acidez do estômago.
O tratamento para úlcera e gastrite pode ser auxiliado com alguns remédios caseiros que diminuem a acidez do estômago, aliviando os sintomas, como por exemplo o suco de batata, o chá de espinheira-santa e o chá de feno grego, por exemplo.