O modo subjuntivo é empregado em orações subordinadas quando essas expressam sentimento, hipótese, probabilidade ou incerteza.
O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.
Este tempo verbal é formado pelo futuro simples do subjuntivo do verbo ter mais o particípio do verbo principal.
O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais simples:
Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite. Imperativo - exprime ordens, pedidos. Exemplo: Discurse como ele!
Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa (modo indicativo e o modo subjuntivo).
Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante face a ação verbal. Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras, conforme a significação que se quer transmitir. Existem três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.
O modo verbal que indica ordem ou pedido é o imperativo.
O número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta, enquanto o número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído. ... O número 30 indica o total, a quantidade absoluta, de dias desse mês.
A ordem verbal, ou comando verbal é instituto mais notado na prática que na própria legislação. Como foi exposto acima, o termo ordem aparece timidamente quando o legislador o adiciona aos demais atos normativos como de cumprimento obrigatório.
No imperativo afirmativo, a ordem, pedido, convite, conselho, exortação,… é feita através de uma afirmação.
Imperativo (1) - Modo imperativo é usado para passar instruções. O modo imperativo é empregado em situações comunicacionais em que os interlocutores expressam ordens, dão sugestões, conselhos ou instruções.
Resposta. Resposta: tampe, mantenha,deixe,coloque,retire.
No inglês, utiliza-se o verbo sem a partícula “to” para montar uma sentença no imperativo, além de não ser necessário informar o sujeito, pois entende-se que este receberá a ordem, sugestão ou conselho implicitamente.
O imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo e do presente do subjuntivo. ... ª pessoa do plural (vós) derivam do presente do indicativo, sem o -s final. As restantes pessoas (ele, nós, eles) verbais derivam do presente do indicativo.
O Imperativo consiste em um modo verbal em que o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. ... Aqui o falante tem a intenção de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele. Neste modo verbal, a primeira pessoa do singular (eu) não existe.
Negativo. O modo negativo requer que um advérbio negativo preceda o verbo conjugado. Primeira pessoa (apenas plural), segunda e terceira pessoas (singular e plural): usa-se o verbo conjugado do singular e plural, respectivamente, do presente do subjuntivo. Não se corta a letra s.