Reservatório de acumulação é um lago artificial criado em um curso d'água com a construção de uma barragem, com a finalidade de represar a água. Nesse contexto, analise: I. O reservatório será um elemento regularizador entre as vazões disponíveis a jusante e as vazões necessárias ou permissíveis a montante.
A estratégia de utilizar os reservatório em locais alto se da por conta da facilidade que a agua encontrara para escoar pela tubulação, o que ocorrerá de forma natural com devido a gravidade.
Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
O Ciclo Urbano da Água engloba o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais. Integra as atividades de captação, tratamento e distribuição da água de abastecimento, até à recolha, tratamento e devolução das águas residuais ao meio recetor. Clique aqui para visualizar a imagem em maior formato.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Na Região Metropolitana de São Paulo a fonte principal utilizada para abastecimento público é a água armazenada em barragens ou represas. No Interior de São Paulo é comum o uso da água de poços profundos provenientes de mananciais subterrâneos que também inspiram proteção e cuidados.
O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento que são as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc.) e subterrâneas (lençóis subterrâneos). ... As águas de superfície são as de mais fácil captação e por isso havendo, pois, uma tendência a que sejam mais utilizadas no consumo humano.
As principais fontes são rios, lagos, águas subterrâneas e geleiras.