A criança é apresentada pelos pais, geralmente acompanhada por padrinhos. O celebrante, então, pergunta: “Que nome vocês escolheram para a criança?” Os pais respondem e assumem o compromisso de educá-la no amor de Deus e no amor ao próximo.
Alguns exemplos de perguntas são: Você acredita que Jesus é o filho de Deus? Crê que Ele morreu e ressuscitou? Você O aceita como seu Senhor e Salvador?
É um rito cristão e ATO PROFÉTICO público de FÉ em JESUS, onde a pessoa arrependida, submerge na água, morrendo simbolicamente para sua vida de práticas pecaminosas e da água levanta-se purificado ou lavado de seus pecados, como seguidor de Cristo pelo sacrifício e sangue de Cristo derramados na cruz.
A expressão "batismo nas águas" remete para o ato de uma pessoa declarar publicamente a sua fé em Jesus, indicando a sua vontade de ser obediente a Deus durante a sua vida.
Segundo os evangélicos, é natural seguir a ordem; batizar alguém que tenha se tornado um discípulo antes, o que não é possível com um bebê ou uma criança. No Novo Testamento, as referências aos batizados referem-se apenas a adultos que experimentaram um novo nascimento.
Jesus só foi batizado quando TODO o povo foi batizado (Lc 3:21), no ano 33, quando tinha 46 anos de idade.
Jesus é o Tabernáculo que anda E como Ele comparava o Seu corpo ao Templo/Tabernáculo de Deus, para que pudesse começar a levar/carregar esse tabernáculo no Seu ministério, precisava também passar pelo ritual de consagração ao Eterno. Isso nos explica o motivo de com quantos anos Jesus foi batizado, com 30 anos.
Jesus encontrou João Batista anunciando a palavra de Deus nas margens do rio Jordão e lá foi batizado por ele, marcando o início de seu ministério.
#1 Primeiro motivo por que Jesus foi batizado: por identificação! Quem conviveu com Cristo (em carne) pôde testemunhar que nenhum pecado se achou nele, nem mesmo no seu falar; ninguém jamais poderia acusá-lo de pecado algum, a não ser sob falsas acusações (Leia 1 Pedro 2:22).
O batismo de João era o de arrependimento. Aquele que recebia esse batismo estava reconhecendo-se pecador diante de Deus. Já o batismo de Cristo tinha a eficácia de purificar do pecado e conferir a graça. ... João sabia que naquele homem não se encontrava qualquer tipo de pecado.
Você sabia que Jesus foi batizado para arrependimento? ... O batismo de Jesus foi ministrado por João Batista (veja mais), que vinha chamando o povo de Israel para o arrependimento – o povo devia abandonar seus caminhos maus e se arrepender dos pecados cometidos (Mateus capítulo 3, versículos 1 a 10).
Foi João Batista que, um tanto relutante, batizou Jesus com água, no Rio Jordão. ... O batismo na realidade faz parte do processo de salvação, complementando a convicção de morrer para o mundo e nascer para o Senhor, numa nova vida em Cristo.
Segundo a teologia da Igreja católica, toda pessoa recebe o Espírito Santo por ocasião do sacramento do Batismo. ... Ele seria uma renovação do contato com Deus que fora adquirido originalmente pelo Batismo sacramental e um auxílio para uma vivência da fé mais próxima da anunciada no evangelho.
1º - Não existe uma barreira entre você e Deus que lhe impeça de receber o Espírito Santo. Ele é tão acessível à você quanto para a pessoa mais santa desse mundo. 2º - O pecado não te impede de receber o Espírito Santo, muito pelo contrário!
Em outras palavras, essa posição diz que o batismo com o Espírito Santo implica num revestimento de poder que auxilia o crente em sua nova vida. Ele edifica o crente interiormente e lhe ajuda a ter uma conduta vitoriosa que possa testemunhar com autoridade a sua fé em Cristo.
O que significa batismo com fogo em Lucas 3.
[ Linguística ] • [ Lingüística ] [ Linguística ] Língua aprendida pelo falante e que não é nem língua materna nem língua segunda.
COMO SER BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO E FALAR EM LÍNGUAS
Mais uma vez está claro que nem todos os crentes tem o dom de falar em línguas estranhas, isto é, desconhecidas. Portanto, qualquer verdadeiro irmão em Cristo é batizado com o Espírito Santo e pode não falar em línguas.
Leia a Bíblia e continue orando; com o tempo, o Espírito Santo vai iluminar o seu entendimento do Senhor. Jesus descreve o Espírito Santo em João 14:26: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".
Falar em línguas é definido como orar no Espírito, e devemos orar tanto para o Espírito (em línguas) como para a compreensão (na sua língua natural). (1 Coríntios . “Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.” (Judas 1:20).