NÃO MOLHAR O GESSO : O gesso não é à prova de água, portanto, precisa ser protegido na hora do banho. Uma boa ideia é colocar um saco plástico ou enrolar magipack no gesso, para evitar que se molhe. Se isso não for possível, então nada de banho de chuveiro.
Envolva um pano ou uma toalha por cima do topo do gesso. Colocar uma toalha ou um pano perto do topo do gesso evita que a água passe para dentro do gesso. A água, se entrar no gesso, pode resultar em infecções de pele.
Se o gesso estiver apertado, com inchaço e os dedos apresentarem palidez, procure atendimento médico de urgência. Da mesma forma se o gesso amolecer ou quebrar. Fique atento se sentir dores fortes, contínuas, se o membro apresentar dormência e formigamento ou se estiver com febre.
Esfregue uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio nas áreas sujas do gesso para neutralizar os odores desagradáveis.
Em geral ele fica inchado pelo trauma e pelo tempo de uso do gesso, o retorno venoso fica mais lento, e causa edema mesmo, naturalmente. Ele melhora com o passar do tempo e com a movimentação do pé e tornozelo.
1. Alternar entre o quente e o frio
Uma das dúvidas mais frequentes é se a bota imobilizadora tem lado certo para ser usada. Como nós já citamos anteriormente, ela costuma ser bilateral. Outra dúvida recorrente é se a bota deve permanecer ou ser retirar na hora de dormir, e a resposta é: vai depender das orientações do seu médico.